Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Plataforma de reflorestamento propõe adoção de floresta virtual

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Através do software, pessoas do mundo todo podem participar do processo de plantio on-line

Foto: Foto/Divulgação

Uma das maneiras mais simples, econômicas e eficientes de se envolver e combater as mudanças climáticas é plantar uma árvore. As árvores desempenham uma dupla função essencial para a vida na Terra. Juntamente com os oceanos, elas são um dos principais mecanismos de captura de carbono do planeta.

As árvores também produzem oxigênio, essencial para a respiração. Inclusive, plantas e algas são responsáveis por tornar a superfície do planeta habitável. Se a taxa atual de desmatamento de florestas e degradação de mares e oceanos for mantida, é muito possível que a Terra não seja mais o lar das gerações futuras. 

Para trazer soluções para isso, a plataforma de reflorestamento Tree Nation já plantou mais de 50.000 árvores desde 1º de janeiro de 2020 e propõe que cada pessoa no mundo possa ter a própria floresta virtual. Através da colaboração com entidades locais, a Tree-Nation gerencia mais de 190 projetos de plantações com 300 espécies em 33 países em 4 continentes. O processo de plantio on-line é tão simples que até as crianças podem fazê-lo sob a supervisão de um adulto. Além disso, uma vez concluída a plantação, é possível acessar o arquivo da árvore para saber a todo momento a quantidade de CO2 que está compensando, o projeto de reflorestamento do qual faz parte e sua localização geográfica, entre outros dados.

 

Como funciona: A Tree-Nation é uma plataforma de reflorestamento que usa seu próprio software para conectar cidadãos e empresas a projetos de plantações em todo o mundo.  A organização sediada em Barcelona possui atualmente mais de 70 projetos de reflorestamento ativos. Desde a sua criação em 2006, mais de 118.000 usuários e mais de 1.500 empresas plantaram 5 milhões de árvores usando a plataforma.

A diretora da Área do Conhecimento Exatas e Engenharias da UCS, Neide Pessin, analisou a iniciativa em entrevista ao programa Temática na manhã desta quarta-feira. Confira na íntegra.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais