Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Samae recebe resultado da análise da água do Sistema Dal Bó

por Isadora Helena Martins

Amostras coletadas na área onde foram encontrados peixes mortos não apresentaram contaminantes. Diminuição da concentração de oxigênio é a provável causa da morte

Foto: Divulgação / Samae
Foto: Divulgação

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da análise de amostras coletadas em represa do Sistema Dal Bó, próximo ao local onde foram encontrados peixes mortos no início do mês. Segundo a autarquia, as análises foram realizadas em laboratório externo e não foram encontrados contaminantes químicos, físicos ou biológicos na água.

O Samae ainda afimou que a morte dos peixes pode ser justificada pela diminuição na concentração de oxigênio na água, em virtude da presença de grande quantidade de macrófitas (plantas aquáticas) no local. Conforme a autarquia, ainda nos próximos dias, será providenciada a remoção de uma parte das macrófitas da represa, na área mais próxima de onde foram localizados os peixes mortos. A autarquia também está encaminhando a contratação de máquinas para o manejo das macrófitas ao longo dos próximos meses. 

O Samae esclarece que o fato não altera a qualidade da água distribuída para a população. Depois de captada, a água das barragens do Dal Bó é tratada na Estação de Tratamento de Água Borges de Medeiros e passa por rigorosas análises a fim de atender aos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais