Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Pesquisa brasileira relaciona folha de pitangueira ao combate do Alzheimer

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Estudo iniciou há 3 anos e agora segue na fase de teste de dosagem

Foto: Crédito: divulgação/Universidade Positivo

Encontrar medicamentos e compostos que ajudem a tratar e prevenir o Alzheimer é um desafio para a ciência. Desde 1998, segundo a Associação Internacional de Alzheimer (ADI), mais de 100 remédios foram testados, mas apenas quatro mostram algum benefício contra a enfermidade, que atinge 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo – 1,2 milhão somente no Brasil.

Preocupados com o tema, pesquisadores do Mestrado e Doutorado em Biotecnologia da Universidade Positivo desenvolvem uma linha de pesquisa que investiga o potencial de substâncias que podem ajudar na luta contra a doença, em especial os compostos naturais, que apresentam menos efeitos colaterais. E eles descobriram que uma árvore típica brasileira, a pitangueira, pode ser uma boa aliada no combate ao Alzheimer.

Segundo o biólogo Ilton Santos da Silva, professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Positivo, responsável pela pesquisa, feita em parceria com estudantes, "o extrato das folhas da pitangueira possui diversas propriedades medicinais, como antioxidantes e anti-inflamatórias e apresenta um efeito neuroprotetor, prevenindo prejuízos de memória". 

Ilton explicou como foi realizada a pesquisa e como o estudo deve avançar em entrevista ao programa Temática na manhã desta quinta-feira. Confira na íntegra.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais