Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Caxias é a primeira cidade do RS no ranking nacional de saneamento

por Ivan Sgarabotto

SAMAE é destaque no levantamento de qualidade de atendimento em água e esgoto dentre as 100 maiores cidades do Brasil

De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, que tem por base as informações fornecidas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Caxias do Sul está na 1ª posição do RS e 39ª posição no ranking nacional que mede o desempenho do serviço. O levantamento, referente aos registros entre 2009 e 2013, é baseado na qualidade de atendimento em água e esgoto dentre as 100 maiores cidades do Brasil. O relatório foi divulgado na semana passada.

São observados 30 indicadores que mostram a eficácia do serviço. No quesito atendimento total do esgoto, onde a nota máxima é 2,5, o SAMAE está com 2,25. Em 2013, houve 12.801 novas ligações de redes coletoras. Em 2011, 10,57% da cidade era atendida por sistemas de esgoto. No ano seguinte, a cidade apresentou índice de 27,79%. E, em 2013 a cidade atingiu 88,1%. Com este indicador, Caxias é a cidade gaúcha com melhor índice no Brasil, seguida por Porto Alegre (44º) e Pelotas (58º).

O Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos é um produto extraído do SNIS, elaborado anualmente desde 1995, que incorpora os dados enviados por prestadores de serviços que atenderam à solicitação para participar do trabalho. O documento, embora com variações de um ano para o outro, contém basicamente o seguinte conteúdo: texto com análise dos dados, tabelas com informações e indicadores, e alguns anexos que complementam o Diagnóstico.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais