Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Agroindústrias associadas à CAAF participam de projeto para melhorar a competitividade

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Resultado de estudo é apresentado nesta terça-feira

Foto: Ubirajara Machado, divulgação CAAF

Doze agroindústrias associadas à Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) recebem nesta terça-feira, um estudo referente aos seus empreendimentos, que apresenta o levantamento arquitetônico, com medições dos espaços, tendo em vista o fluxo do processo de produção que ocorre nas agroindústrias. A planta baixa, um dos documentos a ser entregue às agroindústrias, é uma das exigências para encaminhar o alvará sanitário. Com o intuito de auxiliar seus associados no atendimento à legislação sanitária, a CAAF fez uma parceria com o TaliesEM - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul, para realização dos estudos.

O levantamento de dados e a digitalização em programa específico envolveram acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, orientados e acompanhados pela professora Terezinha Buchebuan, coordenadora do TaliesEM. O resultado será apresentado aos produtores e gestores da Cooperativa, em um encontro às 19h, na Sala Florense, no Bloco M do Campus-Sede da Universidade. 

O relatório geral e final também contém o histórico de cada uma das 12 agroindústrias beneficiadas. 

Das 16 agroindústrias associadas à Cooperativa CAAF, 12 participaram desse projeto com a Universidade. As demais já possuem a planta baixa, conforme sua estrutura física atual. São empreendimentos que fabricam pães, bolos, massas, biscoitos, doces de fruta, extrato de tomate, rapadura, barrinhas de cereal e produtos minimamente processados (aipim).

A Responsável Técnica da CAAF, Mariane Reghelim, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã de hoje. Confira na íntegra.

 

 

A saber: A Cooperativa dos Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) é formada por pequenos agricultores familiares de Caxias do Sul e região (produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados) que encontraram no cooperativismo uma maneira de organizar a produção e a comercialização, além de fortalecer a agricultura familiar, dar sustentabilidade às pequenas propriedades rurais e tornar a atividade no campo viável, especialmente para os jovens.

A produção de seus 272 cooperados atende, diariamente, cerca de 50 mil crianças das redes estadual e municipal de ensino de Caxias do Sul. São 205 instituições de Caxias do Sul e região que recebem os produtos da CAAF na merenda escolar. Além disso, a cooperativa atende mercados institucionais, como quartel e hospitais, e outras instituições de ensino da região.  A Cooperativa também atua em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e com o Governo Federal, por meio dos Programas Nacionais de Aquisição de Alimentos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais