Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Pesquisa da Assutran mostra que maioria dos caxienses aprova o transporte coletivo urbano

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Informações foram coletadas no dia 21 de novembro, em diversos pontos da cidade

Foto: Ícaro de Campos/Divulgação

A Associação dos Usuários de Transporte de Passageiros de Caxias do Sul (Assutran) divulgou, nesta semana, os resultados da 10ª Consulta Popular do Transporte Coletivo. Ao todo, foram ouvidas as opiniões de 7.418 pessoas que utilizam o ônibus como deslocamento.

A pesquisa foi realizada no dia 21 de novembro e separada em cinco questionários. A primeira pergunta envolveu a qualidade da prestação do serviço realizado pela Visate, na qual a maioria dos entrevistados, aproximadamente 37%, visualizou como “bom” o trabalho oferecido. A segunda questão foi sobre a obrigatoriedade de duas empresas constarem no próximo edital do transporte coletivo. 84% dos usuários foram contra a proposta.

O presidente da associação, Cassiano Fontana, explica como foram coletadas as informações. Segundo ele, cerca de 20 voluntários conversaram com os usuários nas duas estações principais de integração, conhecidas como EPIs, e em cinco paradas por onde passam as chamadas linhas troncais. A pesquisa ainda contou com a parceria de associações de moradores, que entrevistaram caxienses de 10 regiões da cidade.

Os questionamentos ainda abordaram se a gratuidade deveria ser mantida para idosos a partir de 60 anos ou se começava pelos 65 anos, além de visualizar se a comunidade queria apenas para os de baixa renda. 44% responderam que idosos a contar dos 65 anos mereciam o benefício. Na outra, a maioria das pessoas votaram contra o passe livre aos domingos, somando 67% na pesquisa. Por último, a maioria aprovou o SIM Caxias desde o início da sua implementação, aproximadamente 56% acha ótimo.

Fontana afirma que não foram utilizados critérios técnicos para abordar os entrevistados, foram ouvidas pessoas que estavam nas paradas ou aquelas que desejavam opinar sobre o tema.

Agora, a associação vai encaminhar a pesquisa para a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais