Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Nova fase da pesquisa sobre prevalência da Covid-19 no RS inicia neste sábado (27)

por Isadora Helena Martins

Em Caxias do Sul, 500 residências serão visitadas de forma aleatória até segunda-feira (29)

Foto: Divulgação / Andréia Copini

Mais uma fase do estudo "EPICOVID-19: Frequência da Covid-19 no RS" inicia neste sábado (26). Promovida pelo Governo do Estado e coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a pesquisa será executada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO).

Caxias do Sul é uma das cidades sentinelas para o estudo e nesta rodada serão testadas mais 500 pessoas escolhidas de forma aleatória. Os pesquisadores farão as visitas nos dias 27, 28 e 29 de junho. Como feito nas demais fases, a equipe realiza uma entrevista e aplica teste rápido para detectar quem já teve contato com o coronavírus. Em todo Estado, 4,5 mil casas serão visitadas.

A pesquisa vai estimar o percentual de gaúchos infectados com a Covid-19; determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas; avaliar os sintomas mais comumente relatados pelos infectados; analisar a evolução quinzenal da prevalência de infectados no RS num período de 45 dias; fornecer estimativas do percentual de infectados, permitindo cálculos precisos da letalidade da doença; e estimar a sensibilidade e a especificidade do teste rápido. Serão testadas e entrevistadas, ao todo, 18 mil pessoas no Estado. O estudo também está sendo aplicado no país todo, em 133 municípios.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais