Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Tradicional Benção dos Freis não vai ocorrer na Praça Dante por decisão da Prefeitura de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Evento era realizado no local há 15 anos pelos Frades Capuchinhos. Executivo alega que a proximidade de atividades, como a Feira do Livro, requerem tempo para montagens no espaço

Evento realizado no ano passado na Praça Dante Alighieri
Foto: Foto: Letícia Boscatto/Tua Rádio São Francisco

A Prefeitura de Caxias do Sul negou o pedido da Fundação Cultural Rio Grandense para a realização da tradicional Benção dos Freis na Praça Dante Alighieri. O evento, que ocorre há 15 anos no local, é promovido pelos Freis Capuchinhos de Caxias do Sul para resgatar o significado cristão da data e aproximar as pessoas umas das outras. Em documento emitido na semana passada, a Secretaria Municipal do Urbanismo justifica que, devido à iminente realização de atividades, como a Feira do Livro e o Natal, que vão exigir períodos prévios de montagens e adequações, não foi possível ceder o espaço.

Conhecido também como Natal na Praça, a ação ocorre desde 2003 na Praça Dante Alighieri, quando o frei Renato Zanola se dirigiu ao local para dar benção as pessoas que passavam pelo espaço. A atitude do frade fez com que os Capuchinhos oficializassem o evento na parte central da cidade, ocorrendo sempre na segunda quarta-feira do mês de dezembro, e que reuniu cerca de 10 mil pessoas em cada edição no local. A iniciativa apenas necessitava de uma estrutura com barracas, para abrigar os freis e a comunidade, e o fornecimento de água, para as pessoas que formavam fila para receber a benção dos frades.

Por causa da decisão do Executivo caxiense, a 16ª edição do Natal na Praça ocorre em frente à Igreja dos Capuchinhos, no dia 11 de dezembro, das 8h às 18h. Em caso de chuva, o evento será realizado no salão paroquial da Igreja.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais