Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Escolha do Conselho Diretor da Fundação Universidade Caxias do Sul gera descontentamento na comunidade acadêmica

Baixar Áudio por Luiz Fernando

DCE afirma que processo eleitoral foi antecipado.

Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (17), os conselheiros que integram a Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs) elegeram presidente e vice, que permanecerão no comando pelos próximos três anos. Entretanto, a eleição surpreendeu a comunidade acadêmica, incluindo o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O órgão que representa os alunos afirma que recebeu informações, atestando que a eleição teria sido antecipada. O presidente do DCE, Hector Oliveira, explica que, tradicionalmente, o trâmite é realizado em período de aula. Somado a isso, entre as insatisfações da classe estudantil, está o fato da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias contar com duas, das sete cadeiras no conselho da Fucs.

Procurado pela reportagem da Tua Rádio São Francisco, o atual presidente do conselho, José Quadros dos Santos, afirma que a eleição estava prevista. Além disso, todo o trâmite ocorreu dentro da legalidade. O pleito, segundo o presidente, não precisa obrigatoriamente ocorrer dentro do período de aulas, somente a cerimônia de posse.

Questionado sobre a data da marcação da eleição, Quadros explica que a convocação dos conselheiros ocorreu na semana passada, obedecendo uma norma do estatuto, que prevê sete dias de antecedência para a entrega da notificação.

Na avaliação do presidente do DCE, o ocorrido desta segunda (17) não condiz com o papel da universidade, que precisa ser de diálogo.

Por fim, Quadros ressalta a legalidade do processo, que contou com a presença do procurador de justiça Keller Dornelles Clós, titular da Procuradoria de Fundações do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Segundo  o presidente, se tivesse algo ilegal, o procurador não assinaria a ata.  

O Conselho Diretor é composto por sete pessoas. Na eleição desta segunda, foi confirmado José Quadros dos Santos, representante da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), como presidente. Mauro Bellini, que representa o Governo do Estado, será o vice. A posse ocorrerá em maio.

(Ouça a matéria abaixo do título)

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais