Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Processos criminais foram os mais afetados durante fechamento do Fórum de Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Órgão retomou as atividades na semana passada. Ele estava paralisado desde março, devido à pandemia da covid-19

Foto: Divulgação/Luiz Chaves

O Fórum de Caxias do Sul retomou o atendimento presencial restrito desde a semana passada, em razão da manutenção do município à bandeira laranja. O local está aberto para receber profissionais ligados ao Judiciário (advogados, promotores de justiça, defensores públicos e procuradores). Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o diretor do órgão, juiz Carlos Frederico Finger, conta que a reabertura possibilitou a retomada de processos físicos que estavam parados desde março, quando ocorreu o fechamento do espaço.

Segundo ele, este foi o motivo do setor de protocolo ser o mais procurado nesta retomada. Ele serve para os advogados conseguirem prosseguir com seus requerimentos, o que ocasionou no pedido de cerca de mil petições e andamento de processos até esta semana.

Finger explica que a área criminal foi a mais afetada no período. A justificativa estaria que no andamento desses processos há fases em que a parte presencial é importante. Para realizar o julgamento, se necessitam da produção de provas, oitivas de testemunhas e interrogatório dos réus. Com o Fórum fechado, foram postergadas as audiências para gerar essas provas. Apenas os processos urgentes foram encaminhados, por meio de videoconferência. Desde abril, o órgão retomou as pautas que poderiam ser realizadas eletronicamente.

Por fim, ele afirma que não há previsão para retomada do atendimento do público em geral. O retorno dependeria de Caxias do Sul permanecer na bandeira laranja por semanas consecutivas.

Clique AQUI e confira a entrevista completa com o diretor do Fórum de Caxias do Sul, juiz Carlos Frederico Finger.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais