Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa inicia dia 16 em todo RS

Baixar Áudio por Clayton Camargo

Para a compra dos frascos de vacinas, os produtores deverão passar diretamente nas agropecuárias credenciadas no período da campanha

Foto: EBC

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Inspetoria Veterinária informam que a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa foi antecipada para o período de 16 de março a 14 de abril, em todo o Estado do Rio Grande do Sul, para bovinos e búfalos de todas as idades.

Para a compra dos frascos de vacinas, os produtores deverão passar diretamente nas agropecuárias credenciadas no período da campanha. Deverão apresentar a nota fiscal de compra da vacina, na Inspetoria Veterinária, até o prazo máximo de 22 de abril. Na nota fiscal, deverá constar o nome dos produtores titulares, que utilizarão as doses de vacinas desta compra, para imunizarem seus rebanhos.

Também deverão levar uma caixa de isopor com gelo para transportar os frascos de vacina até a propriedade. Não serão entregues frascos de vacina sem caixa de isopor com gelo. Após a compra da vacina, o produtor terá cinco dias para aplicar nos animais. Todos os animais receberão a dose de 2 ml da vacina, independente de peso ou idade.

Os produtores que ainda não declararam seus animais, devem fazer a declaração até o dia 22 de abril, na Inspetoria Veterinária de Caxias do Sul. "Lembramos aos produtores que não vacinarem e/ou que não declararem seus animais ficam sujeitos à multa de elevado valor. Não deixem para a última hora", alerta a médica veterinária, chefe da Inspetoria Luiza Virginia Caon.

A médica lembra ainda que a emissão de GTA para movimentação de bovídeos deverá respeitar o cumprimento dos devidos prazos, contados a partir da última vacinação contra a febre aftosa:

a) 15 dias para animais que estão recebendo a primeira vacinação;

b) 07 dias para animais que estão recebendo a segunda vacinação;

c) a qualquer momento, após a terceira vacinação

Animais destinados ao abate, durante o período de Campanha Vacinal, ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação. 

A Inspetoria Veterinária está à disposição para o esclarecimento das dúvidas dos produtores rurais na Avenida Vindima, 1855, próximo ao Parque dos Macaquinhos. O telefone: 3209.8082, 3209.8052.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais