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Caxias do Sul será o primeiro local do RS a ter cobertura total de internet e telefonia fixa no interior

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Iniciativa é do Procon e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares

Foto: EBC/Divulgação

Caxias do Sul será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a disponibilizar uma cobertura total de internet e telefonia fixa aos moradores do interior. O trabalho foi realizado pelo Procon municipal e pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares.

O município conta com 137 comunidades interioranas, que possuem esse serviço público inexistente ou ineficiente. Com a ideia, a zona rural caxiense será piloto na colocação de uma tecnologia via satélite responsável pelo abastecimento de dados e telefonia. O presidente do sindicato, Rudimar Menegotto, afirma que a modernização do interior é importante para que o jovem local busque um curso online e se mantenha na comunidade e disponibiliza um serviço pedido pelos agricultores: a nota fiscal eletrônica.

O coordenador do Procon, Luiz Fernando Horn, conta como foi o trabalho para aquisição da tecnologia. Segundo ele, a responsabilidade do serviço no Estado é da operadora OI S.A, que venceu a licitação para a prestação do atendimento. Desde 2017, o Executivo municipal observava se a obrigação era mesmo da concessionária em oferecer essa cobertura aos municípios gaúchos. Sanada a dúvida, o próximo passo foi visualizar quais localidades não possuíam sinal de internet e telefonia fixa.

Menegotto destaca que a tecnologia mesmo sendo importante ainda está longe de ser a ideal, muito pelas questões dos pacotes de internet oferecidos pela operadora, que são considerados baixos.

O coordenador do Procon ainda deixa uma dica para quem quiser obter os dados móveis e a telefonia. Conforme ele é essencial pesquisar os preços dos pacotes disponibilizados, pois para cada morador a realidade é diferente. A localização das casas conta muito para a velocidade do sinal de internet e de telefone.

Os serviços já podem ser adquiridos pela comunidade. Basta ligar no 0800 031 0001 ou se dirigir a loja física da concessionária OI S.A, incumbida do atendimento.  Para a contratação, deve-se apresentar o RG, CPF, comprovante de residência com CEP, além de guardar o protocolo ou o comprovante de ligação.  A operadora tem 90 dias colocar o serviço em funcionamento, conforme pedido do consumidor.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

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