Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Comitiva leva demandas de Caxias do Sul à ministro da Casa Civil e deputados, em Brasília

por Isadora Helena Martins

Reivindicações em infraestrutura da região, feitas pela CIC, e destinação de recursos para pesquisa e inovação em universidades comunitárias estiveram entre as pautas

Reitor e comitiva da CIC entregaram projetos do MobiCaxias ao ministro Onyx Lorenzoni.
Foto: Divulgação

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuiava, e o procurador jurídico da FUCS, Rui Bresolin, integraram missões do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) que cumpriram agendas com autoridades federais em Brasília na terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de setembro.

Em um dos encontros desta quarta, a comitiva do Comung foi recebida pelo deputado gaúcho Giovani Cherini (PR) com o objetivo de verificar a viabilidade de obtenção de recursos por meio das rubricas do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2020. Na Consultoria de Orçamento da Câmara Federal, foi constatada a possibilidade de transferência de recursos, via Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na unidade orçamentária de Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento voltado à Inovação e ao Processo Produtivo.

Pelo mesmo item é possível operar a destinação de bolsas de iniciação científica e de inovação tecnológica.  Um resumo do projeto será repassado até o dia 17 de setembro para o deputado Cherini e uma apresentação do pleito será feita à bancada gaúcha no dia 24.

Paralelamente, o Comung pretende intensificar os contatos com parlamentares, buscando apoio à proposta, e trabalhar na elaboração de um projeto definindo programa, ação, valor e beneficiárias.

 

Demandas de Caxias são levadas à Casa Civil

Em seguida, Kuiava acompanhou o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, o diretor institucional, Ruben Bisi, e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto em reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, o senador Luiz Carlos Heinze (PP) e os deputados federais Pedro Westphalen (PP), Lucas Redecker (PSDB) e Ronaldo Santini (PTB).

O grupo apresentou demandas da UCS, da CIC, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e do MobiCaxias, entre as quais a necessidade de investimentos em infraestrutura, especialmente nas estradas da região, e medidas na área econômica e de desenvolvimento, como a reforma tributária e o estímulo às exportações. A comitiva retorna a Caxias do Sul nesta quinta, dia 12.   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais