Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Representações articulam vinda de escola da Brigada Militar para Caxias do Sul nos próximos anos

por Daniel Lucas Rodrigues

Trata-se do Colégio Tiradentes, mantida pela instituição e conveniada com a Secretaria de Educação do Estado

Foto: Brigada Militar/Dilvulgação/Seduc

Representações de Caxias do Sul estão em tratativas para trazer uma escola militar à cidade. Trata-se do Colégio Tiradentes, mantido pela Brigada Militar (BM) e conveniada com a Secretaria de Educação do Estado. Uma parte das articulações foi realizada nesta quarta-feira (30/06), em uma reunião entre a titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), Viviani Devalle, e o vereador Alexandre Bortoluz (PP), o Bortola. O encontro faz parte da agenda para tirar o projeto do papel, que segue pendente desde 2010, quando criado pelo Decreto Estadual nº 46.895.

A instituição está em sete cidades do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, Ijuí, Santa Maria, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas e São Gabriel. Disciplina e maior carga horária de ensino são os pilares para a manutenção da escola. Para entrar, o aluno necessita fazer uma espécie de vestibular. Atividades extraclasses também marcam o colégio que atende apenas o Ensino Médio. Segundo o Governo do Estado o espaço possui estrutura administrativa e pedagógica resultante do vínculo com a Secretaria da Segurança Pública, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, dispondo, no quadro técnico, de profissionais militares e civis da instituição e profissionais integrantes do Magistério Público Estadual. Conforme a coordenadora da 4ª CRE, a proposta de ensino agrega a metodologia implementada pela pasta na região, oportunizando que os estudantes tenham acesso a uma escola de excelência. (Clique AQUI e confira a declaração completa).

Em tratativas na capital gaúcha, Bortoluz obteve sinal positivo da Secretaria da Educação do RS (Seduc), a partir de seus diretores, e da Brigada Militar, a partir do subcomandante-geral. Ainda, na última segunda-feira (28/06), acompanhado do presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Adriano Bressan/PTB, ele encontrou-se com o deputado estadual Carlos Búrigo/MDB, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, aproximação que representou avanço no apoio estadual pela implantação do colégio na cidade. Segundo ele, faltava algum parlamentar dar um pontapé na proposta. E Caxias estaria muito interessada em receber a instituição. (Clique AQUI e confira a declaração completa).

Viviani afirma que, antes da pandemia da Covid-19, havia um trabalho de articulação para pleitear a vinda do colégio da Brigada Militar. Devido ao novo coronavírus, as deliberações paralisaram com a força de segurança. A pasta ficaria responsável pela operacionalização da escola na cidade. Ela conta que em 2022 ou 2023 a instituição pode estar no município. A titular da pasta ainda avalia a reunião com Bortoluz. (Clique AQUI e confira a declaração completa).

Os próximos passos serão dar continuidade às reuniões com o comando da Brigada Militar e do Governo do Estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais