Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Onda de calor prejudica colheita do pêssego e da uva em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Afirmação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Rurais

Foto: Arquivo Tua Rádio/Divulgação

O Rio Grande do Sul registrou a primeira onda de calor neste verão. O fenômeno, que iniciou no Natal e promete ficar até a virada do ano, gerou a temperatura de 41 °C em São Gabriel, a maior do Estado. Na Serra Gaúcha, Caxias do Sul apresentou perto dos 36 °C no fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). As fortes temperaturas, aliada com a falta de chuva, impacta na produção agrícola da região.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Rurais, Rudimar Menegotto, afirma que este início de onda de calor atinge os agricultores caxienses que vivem da fruticultura e do plantio de hortaliças. A colheita do pêssego é a maior prejudicada no momento.

A cidade, assim como alguns municípios da Serra, se destaca pela produção da uva. Essa época do ano é marcada pela colheita da fruta, que está um pouco atrasada em virtude das temperaturas registradas no inverno, quando se inicia o plantio. Conforme o presidente da entidade, localidades de Caxias do Sul já apresentam parreirais podres, o que pode impactar na safra de 2020. Porém, ele avisa que, caso venha à chuva nos próximos dias, pode se recuperar o que foi perdido.

Fora do município, Menegotto relata que Bento Gonçalves e Antônio Prado são lugares mais prejudicados que Caxias do Sul. O forte calor impacta na colheita do milho e da uva. Ele coloca que a situação é superior devido à falta de chuvas intensas nos últimos dias antes da chegada do fenômeno.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Caxias do Sul vai registrar temperaturas altas nos próximos quatro dias. A expectativa é que nesta terça-feira (31/12) ocorram pancadas de chuva isoladas no município pela parte da tarde e à noite, com possibilidade de queda de granizo.

(Confira a notícia no “Ouvir Notícia” abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais