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Grupo participa de missão empresarial e de wokshops de carnes para restaurantes

Baixar Áudio por Aldoir Santos

Pecuaristas e donos de restaurantes da serra e dos campos de cima estão esta semana em São Paulo

Um grupo formado por donos de restaurantes e de lojas de carnes, de produtores rurais da Serra e dos Campos de Cima da Serra estão esta semana em São Paulo. Eles participam de uma missão técnica do programa Juntos para Competir que é desenvolvido pela Farsul, Senar e  Sebrae. Na programação desta missão workshops de carnes para restaurantes. A idéia é fortalecer os arranjos produtivos regionais organizando de forma coesa os elos da produção desde a fazenda até os canais de venda do produto que no caso é a carne. Marcelo Shimbo é um dos especialistas nesta área e que abordou o assunto em uma palestra para o grupo da missão técnica em São Paulo. Ele destaca que somente será possível atender as exigências dos consumidores montando um modelo consistente entre os elos. Marcelo conta que o tamanho das carcaças vai depender do que o consumidor pedir. Ele defende uma maior conexão entre todos os elos de produção. Segundo ele existe um aumento de consumo de carne nos últimos meses especialmente em São Paulo, não só o de cortes mas também o de hamburgueres.

Adelar Pessoa Vieira é natural de Vacaria e tem um restaurante na Vila Mariana em São Paulo. Ele recebeu o grupo de gaúchos nesta quarta-feira,30/10. Há mais de 40 anos ele deixou Vacaria e agora se dedica a oferecer aos clientes parrilla no estilo argentino. Adelar tem capacidade para receber 85 clientes em seu restaurante. Ele destaca que a qualidade da carne oferecida faz com que se mantenha clientela fiel nos almoços e jantares. O presidente da Aproccima e dirigente da Farsul Carlos Roberto Simm observa que essa missão servirá para fortalecer os elos da cadeia produtiva. Esta é uma das demandas que é pauta permanente tanto das entidades representativa do setor. Ele defende ainda um fortalecimento do que chama de arranjos produtivos regionais. Esta é uma tendência de mercado mundial. Para ele, os consumidores querem saber a origem da carne e as características do sistema de produção. Além disso soma se a forma de preparo dessas carnes. A missão técnica termina nesta quinta-feira.

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