Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Secretário de Turismo explica projeto de feira virtuai promocional dos melhores roteiros turísticos do Estado

Baixar Áudio por Ricardo Silva

No dia 20 de setembro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas RS (Sebrae RS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS (Sedetur) e com o Comitê da Retomada do Turismo RS, lançaram uma plataforma que pretende inovar o cenário turístico gaúcho. A iniciativa Viva o RS (www.vivaors.com.br) tem como proposta ser uma feira virtual promocional dos melhores roteiros turísticos do Estado.

Disponível para o público por 40 dias e com diversas parcerias, as atrações serão organizadas por regiões e por estilos de viagem, dando maior autonomia e liberdade ao usuário, e ajudando o comércio turístico local, pois gera tráfego para agências e receptivos venderem os pacotes. Além disso, a plataforma conta com uma avançada assistente digital de viagens, que oferece dicas e sugestões personalizadas de acordo com o perfil e experiência de cada visitante.

​O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, falou sobre o programa em entrevista à Tua Rádio Cacique.

Regiões contempladas:

 Porto Alegre: A capital dos gaúchos é um destino de negócios e eventos, com uma atraente e dinâmica vida cultural e muitas opções de lazer.

 Hortênsias: Destino mais visitado do Rio Grande do Sul e um dos melhores destinos brasileiros, de acordo com a imprensa especializada. Destaque especial para os eventos Natal Luz e Sonho de Natal, em Gramado e Canela.

 Uva e Vinho: A arquitetura, a história e a gastronomia típica da imigração italiana constroem o ambiente da Serra Gaúcha. As encostas desenhadas pelos vinhedos e as charmosas instalações das vinícolas abrem suas portas e recebem, como ninguém, para a experiência mais tradicional e atraente do mundo: a degustação dos vinhos e espumantes, a harmonização, a gastronomia.

 Campos de Cima da Serra: Programas de ecoturismo e aventura que garantem experiências e emoções na impactante paisagem dos cânions nos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral.

 Rota das Missões: Destaque para o Patrimônio Cultural da Humanidade, o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo e as ruínas das igrejas transmitem a energia e a emoção de uma volta ao passado, aos séculos XVII e XVIII, e constituem o mais representativo conjunto arquitetônico dos antigos 7 Povos das Missões em território brasileiro.

 Costa Doce: A beleza arquitetônica da imigração ibérica em uma região tocada pela imensidão das águas lagunares e pela costa oceânica, destino de sol e praia consagrado por gaúchos, uruguaios e argentinos.

 Vale do Paranhana: A emoção da aventura no ar, nas montanhas e nas corredeiras do Paranhana, o bem-estar, o autoconhecimento e a transcendência da meditação budista. Tudo em meio a natureza da Mata Atlântica.

 Vale Germânico: Símbolo maior e berço da imigração alemã, quase dois séculos depois, São Leopoldo é o ponto de partida da Rota Romântica, um percurso rodoviário inspirado na experiência da Baviera, sul da Alemanha, que oferece belas paisagens, cultura e hospitalidade.

 Vale do Taquari: O slogan “Vale do Acolhimento – venha explorar nossos caminhos” apresenta o que a região tem de melhor: várias opções de roteiros culturais e rurais, como o Caminho dos Moinhos, Caminhos da Forqueta, Vale Encantado, Rota da Erva-Mate, Rota Germânica, entre outros.

 Pampa Gaúcho e Fronteira: A fronteira e nos vastos campos do Pampa Gaúcho já foram palcos da história do Rio Grande do Sul. Guerras entre índios, espanhóis e portugueses, batalhas para defender as fronteiras, lutas pelos ideais libertários dos gaúchos; capítulos que ajudaram na formação da tradição e identidade do Estado, das quais resultou o atual mapa do Rio Grande do Sul.

 Turismo responsável

De acordo com as orientações de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul, a plataforma Viva o RS está consciente de sua responsabilidade e seguindo a risca as indicações do governo estadual. As principais dicas são:

• Sejam conscientes: só viajem com a saúde 100% em dia;

• Cuidem-se: ao se deslocar, é fundamental que sejam mantidas as precauções de higiene e prevenção;

• Escolha destinos favoráveis: a baixa concentração de habitantes por km² é um bom aliado do distanciamento social;

• Planeje com antecedência: os estabelecimentos estão preparados e as regras estabelecidas pelos órgãos oficiais devem ser cumpridas para a segurança de todos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais