Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Região das Hortênsias é tema de encontro entre CIC e Prefeitura de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Presidente da entidade, Ivanir Gasparin, colocou que faltou diálogo do Executivo com a população para tratar com mais detalhes sobre a saída do polo da Uva e do Vinho

Foto: Mateus Argenta
Foto: Divulgação

Um encontro de trabalho entre os secretários municipais do Turismo (Semtur), Renata Carraro, e do Desenvolvimento Econômico (Sdete), Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza, com o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, ocorreu nesta segunda-feira (29/07). O tema da reunião foi sobre a inclusão do município caxiense na Região das Hortênsias.

Conforme o presidente da entidade, Ivanir Gasparin, o encontro foi agendado pela CIC procurando compreender as motivações do município em entrar nessa região. “(...) os diretores e presidentes de sindicatos estão preocupados com essa troca para a Região das Hortênsias. E, por isso, nós ouvimos as colocações da secretária (Renata Carraro) e do secretário (Emílio Andreazza), mesmo com a decisão já tomada pelo Município.”, completou Gasparin.

Durante o encontro, o Município argumentou de que a entrada de Caxias do Sul na Região das Hortênsias seria benéfica para o avanço do turismo, afirmando que a cidade não perderia sua identidade cultural. Ainda foi colocado que essa integração ajudaria no desenvolvimento conjunto da região, como o planejamento de obras de infraestruturas relacionadas ao Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. Segundo Gasparin, o Município poderia realizar um convênio ou parceria com as cidades participantes da Região das Hortênsias para futuros projetos, sem a necessidade de sair do polo da Uva e do Vinho.

“O que me preocupa é como fica a imagem de Caxias do Sul perante os 28 municípios que fazem parte da Uva e do Vinho. E, agora, alguém entrou na Justiça*, o que me deixa também preocupado porque, de repente, Caxias não pertença a nenhuma região turística”, avaliou o presidente.

- (*Refere-se a liminar concedida pelo juiz João Pedro Cavali Junior que suspendeu temporariamente a entrada da cidade na Região das Hortênsias) -

Outra justificativa exposta pela Prefeitura caxiense é a existência de um impedimento legal para renovação do convênio com a AtuaSerra para a Região da Uva e do Vinho pela falta de prestação de contas, o que prejudicaria em diversos fatores, como na comunicação de vários projetos e demandas do Ministério do Turismo. Para o presidente da CIC, o Executivo precisaria dialogar com os municípios pertencentes à Uva e o Vinho e com a AtuaSerra a fim de verificar esse problema. “Tem que sentar e verificar o que aconteceu. Não precisa recorrer ao Judiciário.”, afirmou.

Percepção de Ivanir Gasparin

Na visão de Gasparin, o Município também deveria ter conversado com a comunidade caxiense sobre o tema, colocando que a falta de diálogo acarretou em um não entendimento da população sobre a inclusão de Caxias do Sul na Região das Hortênsias. “(...) uma decisão que impacta com a cultura de uma cidade deveria ter sido conversada com a sociedade. Se você ouvir a comunidade, ela que dirá se quer ir para a Região das Hortênsias ou ficar na da Uva e do Vinho.”, ressaltou.

Ele ainda colocou que a entrada da cidade não é bem apreciada pelos participantes das Hortênsias. “ A Região das Hortênsias, pelo que se ouve, principalmente vinda de Gramado, nós (Caxias do Sul) não somos bem quistos, porque eles (Região das Hortênsias) querem um polo da Uva e do Vinho fortificado”, acrescentou Gasparin.

O encontro também contou com a presença do vice-presidente de Comércio, Jaime Andreazza, do vice-presidente de Indústria, Mauro Gilberto Bellini, da vice-presidente de Serviços, Maristela Chiappin, e da Diretoria Executiva, Gelson Dalberto.

(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais