Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Entidades do comércio e empresariais manifestam apreensão com manutenção da bandeira vermelha

por Isadora Helena Martins

Sindilojas, CDL e CIC reivindicam revisão no modelo de Distanciamento Controlado

Foto: Divulgação / Izlene Zortéa

As lideranças de entidades do comércio e empresariais de Caxias do Sul lamentaram a permanência da Serra Gaúcha na bandeira vermelha do Distanciamento Controlado. A confirmação foi feita pelo governador Eduardo Leite na tarde desta segunda-feira (20). O Sindicato dos Dirigentes Lojistas (Sindilojas), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) divulgaram nota afirmado que a medida resultará em mais prejuízos para o setor.

Segundo a CDL, um cálculo baseado nos números de arrecadação de ICMS estima que o comércio caxiense deixará de faturar R$ 3,3 milhões por dia na bandeira vermelha, representando uma queda de 53% nas vendas do setor, devido a suspensão dos atendimentos presenciais dos estabelecimentos não essenciais. O presidente da CDL Caxias, Renato Corso, ainda criticou o Poder Público quanto à liberação do retorno do futebol profissional: “Enquanto algumas atividades estão sendo retomadas, como é o caso do futebol, estabelecimentos que atendem poucas pessoas por dia não podem receber consumidores ou ainda o caso de centenas de profissionais de eventos, que não podem trabalhar, nem realizar atividades para até 30 pessoas, por exemplo. Perdeu-se a lógica do distanciamento”.

Para a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, o comércio da cidade tem respeitado os protocolos como a exigência do uso da máscara e o fornecimento do álcool em gel. Ela ainda afirmou que os cuidados reforçam o argumento de que o comércio oferece segurança aos clientes para manter as portas abertas, independente da bandeira vigente: “Estamos buscando, com o respaldo da Fecomércio, o direito de atender os nossos clientes com 100% de funcionários para a bandeira amarela, 75% na laranja, 50% na vermelha e até 25% na preta. Essa é uma saída coerente para que possamos manter os postos de trabalho. Precisamos buscar um equilíbrio entre a saúde e a economia”, propõe.

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, disse por meio de nota que as empresas estão tendo dificuldade para manter as atividades e os empregos devido à falta de previsibilidade. “As empresas já não têm mais como suportar as consequências deste modelo. É preciso encontrar meios de preservar a saúde pública sem comprometer a economia. A falta de previsibilidade afeta os negócios e enfraquece a capacidade de as empresas manterem as vendas e, consequentemente, os empregos”, argumentou.

As entidades também enviaram ao governador Eduardo Leite, uma solicitação para que seja feita a revisão do modelo do Distanciamento Controlado para que os municípios tenham maior autonomia na decisão de adoção dos protocolos.                  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais