Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Pesquisa prevê aumento de 9,5% nas vendas para os supermercados nos feriados de final de ano

por Taliane Radaelli

As expectativas são baseadas em relação ao mesmo período do ano passado

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução / Internet

A preferência dos gaúchos pelo supermercado, na hora de fazer as compras para as festas de Natal e Ano Novo, vem crescendo. É isso que diz a pesquisa divulgada nesta semana, pela AGAS – Associação Gaúcha de Supermercado. Realizado pelo Instituto Seguimento Pesquisas o estudo prevê um aumento de 9,5% na procura pelo supermercado em relação ao ano passado. A pesquisa ouviu 200 consumidores maiores de 16 anos, de ambos os sexos e de todas as faixas de renda para saber as projeções de gastos e expectativas de compras dos gaúchos durante o período festivo.

Pelo lado varejista, foram entrevistados 20 empresários de todo o Estado. Além das perspectivas positivas em vendas, o levantamento mostra que os preços de itens típicos de Natal e Réveillon estão em média 8,5% superiores aos praticados nas festas de 2018, e que 90% dos supermercados farão promoções especiais ao longo de dezembro.

Mesmo com o aumento dos preços, alguns dos produtos trazem grandes expectativas de venda para o período. Entre o principais estão os presentes para a família (+13,5%), os vinhos (+13%), itens de bazar (+11,7%) e os pescados (+11,2%). Destacam-se, ainda os refrigerantes e cervejas, ambos com previsão de aumento de 9,9% nas vendas. Entre os consumidores ouvidos, 16% informaram que vão adquirir presentes em supermercados neste Natal. Por outro lado, 96,5% dos entrevistados vão adquirir produtos alimentícios para a ceia em supermercados. Além disso, 69% dos gaúchos entrevistados deixarão as compras de Natal e Ano-Novo para a última hora.

Segundo o presidente da AGAS, Antonio Cesa Longo, o fato de ambos os feriados caírem no meio da semana contribui para as vendas, já que dessa forma os consumidores fariam as compras no final de semana e também na véspera de Natal e Ano – Novo. Segundo a estimativa da Associação, os caixas dos supermercados deverão receber cerca de R$ 2,8 bilhões decorrentes do 13º salário, sobretudo em compras de itens típicos para as festas, como aves natalinas, bombons, espumantes, lentilha, bebidas e presentes.

Com relação às formas de pagamento, o comportamento em 2019 será similar ao do ano passado: 51,5% vão pagar à vista (51% em 2018); e 48,5% a prazo (49% no ano passado).

*Informações:Assessoria de Imprensa AGAS 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais