Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Caxias registra a abertura de cerca de 2 mil vagas de emprego com carteira assinada em fevereiro

por Daniel Lucas Rodrigues

Mesmo com incremento na mão de obra, cidade teve queda na economia de 5,3%

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A economia de Caxias do Sul teve uma queda de 5,3% no mês de fevereiro em relação a janeiro deste ano. O setor de serviços apresentou o decréscimo mais brusco, com 9,6%. Os números foram apresentados nesta terça-feira (05/04) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em encontro feito em formato híbrido.

Quanto ao mercado de trabalho, fevereiro registrou a abertura de 2.003 vagas de empregos formais. Isso porque houve 9.032 admissões frente aos 7.029 desligamentos no período. O setor responsável por esses números foi a indústria, com a criação de 1.283 vagas, seguida pelo serviços, que abriu 475 novos vínculos trabalhistas. Ao todo, a cidade possui um estoque de 155.372 empregos com carteira assinada.

Além dos serviços, as outras áreas também tiveram queda neste mês. O comércio decaiu 4,4%, seguido da indústria, com 3,3%. Conforme justificativas da CDL Caxias, o feriado de Carnaval ter sido no último final de semana de fevereiro colaborou para a queda, porém, há um otimismo em relação ao próximo mês. Houve o aumento na venda de material escolar, com o segmento de Livraria, Papelaria e Brinquedos tendo um incremento de 23% nas vendas com a volta às aulas.

O aumento das consultas dos lojistas ao sistema SPC também é um indicativo de que os próximos meses serão de retomada da economia. Houve a subida de 11% nas consultas em relação a janeiro e de mais de 30% frente a fevereiro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais