Com simplicidade e muito trabalho, Édipo Sbardelotto investe em novos projetos na propriedade da família, em Santo Antônio do Palma

Programa da série Aqui é o meu Lugar foi gravado na comunidade Santa Ana, Linha Grande

27/06/2016 às 08:11 (atualizado em 31/01/2018 às 10:29)

Foto: Camila Mendes / rdalvorada
Compartilhe nas redes sociais

Trabalho que comove, motiva e inspira. Na propriedade da família Sbardelotto, localizada na comunidade Santa Ana, Linha Grande, município de Santo Antônio do Palma, os desafios de manter o bom desempenho dos negócios agroindustriais desaparecem em meio à força dedicada à um projeto que prospera pelo amor à natureza e a tudo que dela provém. Agora, compete ao jovem, Édipo, colocar em prática o que aprende nos bancos acadêmicos e transformar o cultivo de hortaliças e frutas que hoje garante o sustento dos Sbardelotto em mais uma exitosa história de sucessão familiar no campo. Esse foi o contexto de mais um programa da série Aqui é o meu Lugar. No ar aos sábados, às 8h30, com reprise aos domingos, às 13h, o projeto da Rádio Alvorada está em sua segunda temporada e destaca exemplos de jovens que encontram, no meio rural, seus mais expressivos sonhos pessoais e profissionais.

A família Sbardelotto é uma das associadas da Coonalter, cooperativa de produtores que, semanalmente, comercializam produtos orgânicos e da agroindústria familiar em feira ecológica, na cidade de Passo Fundo. Confiante nas perspectivas otimistas que incidem sobre o setor, Édipo, o filho do meio de Airton e Ilde Sbardelotto, embarcou em uma nova missão e quer agregar valor, investindo no beneficiamento da matéria-prima cultivada na propriedade familiar de todos os que pertencem à Conalter. O investimento, porém, é dos Sbardelotto que fazem a gestão do projeto. Assim, todos os cooperados usufruem dos equipamentos a serem adquiridos e transformam a produção que será comercializada na feira e servir a merenda escolar de Passo Fundo. O projeto requer adequações estruturais. Com paciência e dedicação, ele segue ao encontro de um futuro promissor no meio rural de Santo Antônio do Palma, onde hoje a produção de hortaliças é de aproximadamente 400 quilos de por semana.

E é isso que acontece com outros jovens do município que abrem mão de uma vida urbanizada para permanecer no campo e fazer dele sua casa e seu local de trabalho. Para tanto, recebem ajuda da Emater/Ascar RS. Parceria do Aqui é o meu Lugar, a entidade é a responsável por indicar os entrevistados da série. Em Santo Antônio do Palma, a Emater é chefiada por Douglas Perin. Ele acompanhou a gravação do programa na propriedade dos Sbardelotto. Segundo Perin, o jovem santoantoniense é empreendedor por natureza, o que fomenta a possibilidade de a sucessão rural ocorrer com mais segurança na cidade.

No player de áudio, ouça o programa gravado na propriedade da Família Sbardelotto. O Aqui é o meu Lugar tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, Dr. José João Santin, Parceria Cereais, AgroPiá, Construart e Sindicato Rural de Marau/Farsul.

por Camila Agostini

AUTOR

Tua Rádio Alvorada

Oferecimento
Patrocinadores
GALERIA