Aqui é o Meu Lugar conta a história do jovem Mateus Lorenzon

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

19/09/2020 às 08:25 (atualizado em 19/09/2020 às 11:14)

Foto: Guilherme Degrandis/Tua Rádio Alvorada
Compartilhe nas redes sociais

Nossa reportagem esteve também no município de Água Santa, mais especificamente na Comunidade do Faxinal, para conhecer a história de superação da Família Lorenzon e do jovem Mateus. Por lá, mais um exemplo de amor pela terra e respeito às gerações. A propriedade foi uma das que sofreu prejuízos com o tornado de 12 de junho de 2018, que devastou parte do município de Água Santa e de outras cidades da região. Mas não foi suficiente para fazer a família desistir. Mateus, 19 anos, mantém o gosto do avô e do pai em trabalhar com a produção de alimentos.

Na propriedade, a família trabalha com o cultivo de grãos, produção de leite e gado de corte. O objetivo de Mateus é cursar Medicina Veterinária. Ele chegou a ser aprovado no vestibular mas foi no momento em que a família precisou reconstruir a casa e por isso, ele adiou seu sonho por algum tempo. Outros cursos, porém, foram realizados e ele segue, sempre, em busca de novos conhecimentos. Um exemplo é sua participação no curso de gestão e sucessão rural, através da Cooperativa Coasa. Sua meta, é seguir no meio rural e investir cada vez mais na melhoria da propriedade.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio e assista o vídeo desse conteúdo em nosso canal do youtube.

Neste ano, são patrocinadores do projeto Aqui é o Meu Lugar o escritório de advocacia de. José João Santin, ex-prefeito de Marau; o Posto do Décio e a Clínica Plena, ambas do município de Casca; a Associação Sindical Regional de Passo Fundo, que atua no segmento da agricultura familiar; a concessionária de energia Coprel e seu braço de geração de internet, a Triway; a Fabe Faculdade de Marau; a Clínica Pele do ramo da odontologia, também localizada em Marau; a Cooperativa Coasa, que tem unidades em municípios da região e o Moinho Marau, instalado na Comunidade de São Caetano, em Marau.

Cronograma Aqui é o Meu Lugar 2020: toda quinta-feira à noite, por volta de 20h30, é veiculado um vídeo nos canais da Tua Rádio Alvorada, com uma resenha da reportagem, da história da família e da atividade desenvolvida na propriedade rural. A reportagem completa vai ao ar nos sábados, às 8h da manhã e a reprise aos domingos, às 13h.

por Ana Lúcia Jacomini

AUTOR

Tua Rádio Alvorada

Oferecimento
Patrocinadores
GALERIA