Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Brigada Militar dá início à programa de proteção à saúde mental

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

A exposição diária a situações de risco que geram o estresse continuado acendeu o alerta da Brigada Militar para cuidados com a saúde mental de integrantes da corporação. Após estudo do Comando-geral em conjunto com o Departamento de Saúde e de Ensino da instituição, foi criado o Programa Anjos. A aula inaugural, para militares que atuarão como facilitadores dentro das corporações, foi realizada na tarde desta terça-feira (29/9), por videoconferência.

O Programa Anjos visa quebrar o paradigma da habitual transmissão de informações de forma vertical, por meio de seminários promovidos pelos médicos psiquiatras do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde (QOES) e psicólogos contratados. A ideia, agora, é difundir as informações básicas adequadas de uma maneira mais direta ao público brigadiano.

Para isso, o curso vai capacitar militares estaduais voluntários que irão servir como facilitadores, auxiliando na identificação precoce e encaminhamento dos casos que necessitam de avaliação especializada. O voluntário não fará intervenções terapêuticas, mas servirá de facilitador para que a pessoa que necessita de atendimento chegue ao serviço especializado.

As vagas para o curso serão distribuídas entre os comandos regionais e departamentos a fim de alcançar o público da forma mais abrangente possível. Haverá um processo de seleção para avaliar o perfil dos interessados em atuar como facilitador. Serão dois encontros presenciais e cinco módulos de ensino à distância.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais