Polícia Federal monta base para atuar exclusivamente em áreas indígenas do Rio Grande do Sul
A base será montada junto à Delegacia de Passo Fundo, mas terá dedicação específica para esse tema
A Polícia Federal prepara a instalação de uma equipe dedicada exclusivamente ao acompanhamento de questões indígenas no Rio Grande do Sul. A base deverá funcionar junto à Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo e terá atuação voltada a ocorrências envolvendo comunidades indígenas no estado. De acordo com o delegado Mauro Lima Silveira, chefe da Delegacia Regional de Polícia Judiciária da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, o grupo será composto principalmente por agentes deslocados de outras regiões do país.
A estrutura será organizada pela Diretoria da Amazônia da Polícia Federal, setor responsável pelo acompanhamento de crimes relacionados a comunidades indígenas. A orientação para a criação da equipe partiu da direção nacional da instituição. Neste momento, a Polícia Federal trabalha na formação do efetivo que atuará na base. A seleção deverá priorizar policiais com experiência em ocorrências envolvendo povos indígenas, além de outros agentes que passarão a integrar o grupo.
A equipe também deverá estabelecer diálogo com órgãos federais ligados à área, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e com comunidades indígenas presentes no estado, especialmente dos povos Kaingang e Guarani. A escolha de Passo Fundo para sediar a base considera a presença de reservas indígenas na região e o registro de ocorrências envolvendo conflitos em terras indígenas no norte do Rio Grande do Sul.
Entre os casos registrados nos últimos anos estão episódios nas áreas indígenas de Ventarra, em Erebango, Nonoai, Serrinha, em Ronda Alta, e Carreteiro, em Água Santa. A Polícia Federal informou que a definição do delegado responsável pela estrutura ainda será feita nos próximos meses. A previsão é que a base esteja em funcionamento antes do final deste ano.
Comentários