Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Segunda fase da Operação Matriz prende 17 pessoas no combate a homicídios e tráfico de drogas em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

O saldo total das operações contabiliza 28 prisões realizadas e cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão

Coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (28/02) para divulgar os resultados da 2ª fase da Operação Matriz, em Caxias do Sul
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Dezessete pessoas foram presas na 2ª fase da Operação Matriz, deflagrada em Caxias do Sul. Os resultados da ação foram divulgados pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias, nesta quarta-feira (28/02). O objetivo da operação é desarticular um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas e atentados violentos na região da Serra Gaúcha.

Das 17 prisões, 16 foram preventivas e uma em flagrante por tráfico de drogas. Foram apreendidos 22 quilos de cocaína, quatro quilos de maconha e dois veículos. Os policiais ainda cumpriram 14 mandados de busca e apreensão. Durante coletiva, O diretor da 8ª Delegacia de Polícia Regional de Caxias do Sul, delegado Augusto Cavalheiro Neto, ressaltou que essa investigação visou apurar e investigar uma organização criminosa com ramificação na Serra, mas que tem sua origem em Porto Alegre, no bairro Bom Jesus. Essa organização é responsável por uma série de atos de tráfico de drogas e homicídios na cidade. São indivíduos que exerciam funções de liderança, armazenamento e gestão financeira da organização.

Segundo ele, terá a continuidade de ações para sufocar as organizações criminosas, não apenas com pena de prisão, mas com confisco de bens e asfixia financeira.

Entenda a operação:

O trabalho da Polícia Civil está sendo realizado há cinco meses. O órgão conseguiu identificar os principais líderes e membros do grupo, que operavam de forma organizada e articulada na Serra. Os líderes coordenavam as atividades ilícitas e gerenciavam o tráfico de drogas na região de dentro do sistema prisional.

Além dos líderes, outros integrantes do grupo foram identificados, cada um desempenhando um papel específico na cadeia de distribuição e comercialização de entorpecentes. A investigação revelou que o grupo operava de maneira complexa, envolvendo logística, armazenamento, fracionamento e distribuição de drogas em larga escala.

Os membros do grupo utilizavam contas bancárias, veículos e residências para ocultar e movimentar os lucros do tráfico. Foi constatado também que o grupo utilizava de violência ou “atentados” para conquistar territórios de grupos rivais ou de traficantes independentes.

Na primeira fase da Operação Matriz, realizada em novembro de 2022, a ação resultou nas prisões preventivas de oito integrantes do grupo criminoso e apreensão de uma arma de fogo.

O saldo total das ações da Operação Matriz, nas suas duas fases, contabiliza 28 prisões realizadas e cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão. Durante as ordens judiciais, foram apreendidos 22 quilos de cocaína, quatro quilos de maconha, diversas porções de crack, uma arma de fogo e quatro veículos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais