Golpe do cartão preso no caixa eletrônico faz vítima em Marau
Baixar ÁudioDelegado orienta população para que não receba ajuda de pessoas desconhecidas
Um servidor público aposentado de Marau foi vítima de golpe que tem se tornado frequente em ambientes de autoatendimento bancário. O homem de 70 anos conta que por volta das 9h da manhã de sábado, 23/03, esteve em agência bancária da cidade para realizar saque eletrônico. O cartão utilizado pelo aposentado ficou preso no equipamento e, imediatamente, uma pessoa aparece para oferecer ajuda. Ocorre que ao aceitar o auxílio, o correntista teve senha e dados copiados pelo golpista que, posteriormente, realizou operações por meio virtual. Após o desbloqueio, o fraudador orienta a vítima a fazer a revalidação do cartão e, dessa forma, disfarçadamente, coleta as informações necessárias para futuras transações.
Neste caso, o prejuízo do marauense decorreu não apenas dos saques efetuados pelo golpista, mas também por conta da utilização de serviços como empréstimos, também disponível pelo sistema de atendimento online.
O fato foi registrado em boletim ocorrência na Delegacia de Polícia Civil que investiga a fraude. A orientação do delegado Norberto Rodrigues é de que, em situações como esta, o correntista acione um familiar ou pessoa de sua confiança. “Nunca é indicado aceitar ajuda de quem não conhecemos, independente de a pessoa inspirar ou não, confiança. Caso não haja no local um funcionário do banco, é mais seguro chamar alguém da família”, diz o delegado - ouça a íntegra da entrevista no player de áudio.
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