Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Guarda Municipal intensificará rondas em dois pontos de Caxias do Sul após briga envolvendo cerca de 100 jovens

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Fiscalizações serão na Estação Férrea e na Praça das Feiras

Foto: Guarda Municipal de Caxias do Sul/Divulgação

A Guarda Municipal de Caxias do Sul intensificará as fiscalizações nos arredores da Estação Férrea e da Praça das Feiras aos finais de semana. O motivo se deu neste domingo (26/01), dia de passe livre no transporte coletivo, quando moradores do bairro São Pelegrino relataram brigas entre os chamados “bondes” e perturbação do sossego.

Em um vídeo nas redes sociais, aparece um grupo de jovens aglomerados ao final da Avenida Itália, próximo a Igreja São Pelegrino, correndo em direção a Feijó Júnior, a Sinimbu e à Avenida Rio Branco. Os agentes municipais identificaram que se tratavam de uma turma de aproximadamente 100 pessoas, a maioria com 16 a 19 anos de idade. Na abordagem, foi constatado que dois deles estavam por posse de 30 gramas de maconha e foram levados para a Delegacia.

Em entrevista, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Hernest Larrat dos Santos, relata que os guardas receberam o apoio da Brigada Militar, que auxiliaram na dispersão do grupo. Ele visualiza que esses jovens possuem um problema de vulnerabilidade social e necessitam do apoio do Munícipio. A vontade é realizar ações educativas a esse público.

“Tivemos a ajuda da Brigada Militar, que chegou com as motos para evitar maior tumulto e aglomeração de pessoas, dispersando todos os jovens. Estamos também muito preocupados na questão da vulnerabilidade social deles [jovens], queremos entender o porquê isso acontece e quais a medidas que a secretaria de Segurança Pública pode efetuar na parte de proteção social. Pretendemos, pelo menos, tentar sanar o problema com a nossa guarda a disposição. ”, avalia.

Santos explica como funcionará a operação. Segundo ele, o trabalho já inicia neste final de semana e será mais atuante nos dias de passe livre. A Guarda Municipal montará uma equipe para constatar os locais com maior aglomeração de pessoas e vai intensificar as ações nos lugares apontados. O titular da pasta ainda salienta que os agentes efetuam abordagens a pessoas consideradas em atitudes suspeitas, conforme consta no Estatuto Geral dos Guardas Municipais.

“As rondas da Guarda Municipal já está passando com mais frequência na cidade. Já nos dias de passe livre, vamos fazer uma força-tarefa, que por nossa inteligência interna, para identificar os maiores pontos de aglomeração. Eu gostaria de salientar que nossa guarda está de pronto-atendimento quando verificar um cidadão em atitude suspeita. Os agentes podem abordar a pessoa, pois a Lei Federal Nº 13.022 [de 08 de agosto de 2014] o ampara. ”, detalha

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais