Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Caxias é a segunda cidade do RS com maior número de óbitos em acidentes de trânsito em 2019, aponta Detran

por Daniel Lucas Rodrigues

Instituição analisou 50 municípios do estado, entre os anos de 2010 a 2019. Estudo foi publicado nesta semana, devido a Semana Nacional do Trânsito

Foto: Leonardo Portella/Divulgação

Um estudo do Detran/RS apresentou que Caxias do Sul teve o segundo maior número de óbitos em acidentes de trânsito dentre 50 municípios gaúchos em 2019. Foram 57 acidentes no período, resultando em 60 vítimas fatais. O indicador corresponde a 4% do total de mortes no estado. O levantamento foi publicado nesta semana pela instituição, em alusão a Semana Nacional do Trânsito. A base de dados é o Sistema Consultas Integradas, da Secretaria de Segurança Pública.

A pesquisa engloba 50 cidades do Rio Grande do Sul, usando o período de 2010 a 2019 como fonte. Foram analisados todos os 8.708 acidentes fatais neste intervalo, além de um total de 62.648 acidentes com lesão e 134.317 ocorrências com danos materiais dos últimos três anos. O trabalho iniciou por 34 municípios que participam do Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre – GGIM POA –, dentro do programa RS Seguro, do Governo do Estado. Os outros 16 foram por meio do alto número de acidentes. Juntos, as localidades correspondem a 52% dos acidentes com mortes no estado entre 2010 e 2019. Em entrevista para a Tua Rádio São Francisco, Silvério Kist, coordenador da Assessoria Técnica do Detran/RS, conta que o estudo foi encaminhado para as prefeituras, com o intuito de auxiliar os executivos municipais a atuarem com mais precisão em problemas específicos de suas cidades.

No prazo observado pelo Detran/RS, Caxias registrou 484 acidentes, com 518 vítimas que vieram a óbito. O ano mais mortal foi o de 2010, com 67 vítimas fatais. Isso torna 2019 o segundo ano com mais mortes de trânsito no município. 49% ocorrem em vias municipais, principalmente na Avenida Rubem Bento Alves, que apresentou 14 acidentes. Só nas estradas urbanas, de 2010 a 2019, foram 237 acidentes, impactando em 248 mortes. Este dado coloca Caxias como a segunda cidade do estado com mais mortes neste tipo de via. Kist acredita que a ingestão de bebida alcóolica e, principalmente, o excesso de velocidade contribuem para estes indicadores.

Ele relembra que as prefeituras podem solicitar ao DetranRS e à Secretaria Estadual de Saúde (SES) a inclusão no programa Vida no Trânsito, iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. O programa, que analisa minuciosamente a acidentalidade nas localidades e propõe soluções específicas.

Participaram do estudo as cidades de Alegrete; Alvorada; Bagé; Bento Gonçalves; Cachoeira do Sul; Cachoeirinha; Camaquã; Campo Bom; Canguçu; Canoas; Capão da Canoa; Carazinho; Caxias do Sul; Cruz Alta; Dois Irmãos; Erechim; Esteio; Gravataí; Guaíba; Igrejinha; Ijuí; Itaqui; Lajeado; Montenegro; Novo Hamburgo; Panambi; Parobé; Passo Fundo; Pelotas; Rio Grande; Santa Cruz do Sul; Santa Maria; Santa Rosa; Santana do Livramento; Santo Ângelo; São Borja; São Gabriel; São Leopoldo; São Lourenço do Sul; Sapiranga; Sapucaia do Sul; Taquara; Teutônia; Torres; Tramandaí; Triunfo; Uruguaiana; Venâncio Aires; e Viamão.

Você pode acessar os dados completos clicando AQUI.

A entrevista completa você confere AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais