Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Campanha que permite denúncia de violência doméstica em farmácias é lançada na Serra gaúcha

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Comitê Gaúcho da ONU Mulheres lançou a Campanha Máscara Roxa para as 34 cidades da Serra. Em Caxias, seis redes de farmácias participam

Foto: Divulgação

As 34 cidades da Serra gaúcha de abrangência da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), no Rio Grande do Sul, receberam nesta quinta-feira (23/07), o lançamento da Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias. A campanha é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres.

Lançada no dia 10 de junho no Estado, a Campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Ela começou com 600 farmácias, e já são mais de 1.300 unidades de cinco redes envolvidas. De abrangência da Amesne, 16 dos 34 municípios possuem estabelecimentos participantes.

Até o momento, por meio da Campanha, 14 denúncias foram recebidas em farmácias de 12 municípios gaúchos: Porto Alegre, Canoas, Venâncio Aires, Capão da Canoa, Casca, Bento Gonçalves, Pinhal, Rio Grande, Taquari, Carazinho, Santo Antônio da Patrulha e Capão do Leão.

Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

O deputado estadual Edegar Pretto (PT), coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 | [email protected] 

Ouça AQUI

A delegada Carla Zanetti, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Caxias do Sul falou sobre a campanha. “A campanha reflete a solidariedade e a união em tempos de pandemia. É para mostrar para a mulher que ela não está sozinha”.

Ouça AQUI

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.

Dos 34 municípios Encosta Superior do Nordeste, 16 possuem Farmácias Amigas das Mulheres:

 

:: Antônio Prado: Farmácias Associadas

:: Bento Gonçalves: Farmácias Associadas

:: Carlos Barbosa: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Farmácia Essência / Tchê Farmácias

:: Caxias do Sul: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Farmácia do IPAM / Agafarma / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias

:: Farroupilha: Farmácias Associadas / Preço Mais Popular

:: Flores da Cunha: Farmácia do Trabalhador

:: Garibaldi: Farmácias Associadas / Farmácia Essência / Preço Mais Popular

:: Guaporé: Farmácias Associadas / Agafarma

:: Nova Araçá: Farmácias Associadas / Agafarma

:: Nova Bassano: Vida Farmácias / Agafarma

:: Nova Prata: Agafarma

:: Paraí: Farmácias Associadas

:: São Marcos: Farmácias Associadas

:: Serafina Corrêa: Farmácias Associadas / Agafarma

:: Veranópolis: Agafarma

:: Vila Flores: Agafarma

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais