Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

RS recebe o reforço de 860 novos soldados da Brigada Militar

por Rudimar Galvan
Turma formada em Passo Fundo.
Foto: Divulgação/Rádio Uirapuru

Em um ano de desafios inéditos, o governo do Estado formou nesta segunda-feira (21/12) mais um grupo de novos soldados. São 685 homens e 175 mulheres que passam a reforçar o efetivo da Brigada Militar (BM) em todo o Rio Grande do Sul.

Cumprindo o cronograma de chamamento, incluídos os 860 novos soldados, as instituições vinculadas à SSP já formaram neste ano 1.367 servidores – 55 delegados e 257 inspetores e escrivães, outros 41 soldados da BM, 70 profissionais do Instituto-Geral de Perícias (peritos criminais, peritos médicos-legistas e técnicos em perícia) e 84 soldados do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS).

Caso se mantenham as condições fiscais do Estado, estão previstos o ingressos de mais 3.187 novos servidores para as instituições da SSP e também para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen).

Formatura diferente

Para acelerar o ingresso do contingente formado nesta segunda-feira na tropa, foram realizadas sete solenidades simultâneas em diferentes polos de ensino da BM no Estado: Porto Alegre, Montenegro, Osório, Santa Maria, Rio Pardo, Passo Fundo e Santa Rosa. Em todos os eventos foram observados os protocolos sanitários de prevenção, com participação restrita apenas a formandos e autoridades indispensáveis para a realização da cerimônia presencial de juramento, obrigatória e caráter solene de acordo com o Estatuto dos Servidores Militares da BM (Lei Complementar nº 10.990/1997).

Além disso, foram empregadas equipes para o serviço de higienização das mãos com álcool gel e aferição de temperatura com termômetro eletrônico. Familiares e o público em geral puderam acompanhar pela internet as transmissões ao vivo pelas redes sociais das unidades da BM em cada local.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública (SSP), delegado Ranolfo Vieira Júnior, também participou da solenidade na capital, que formou 172 alunos-soldados no campo de futebol do Estádio General Cipriano, dentro do Departamento de Ensino da BM.

Estiveram presentes o secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, o chefe da Casa Militar, coronel Júlio César Rocha, o comandante-geral da BM, coronel Rodrigo Mohr Picon, e o diretor do Departamento de Ensino da BM, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira. Para as demais solenidades, governador e vice gravaram vídeos com mensagens de boas-vindas aos novos operadores da segurança.

Cuidados durante a formação

A turma de 860 soldados iniciou o curso de formação em 18 de maio – a previsão inicial era março, mas houve necessidade de adiamento em razão da pandemia de Covid-19. Desde o processo de inclusão, a BM adotou todos os cuidados necessários para garantir a segurança de alunos e instrutores e evitar a contaminação por coronavírus.

O Departamento de Ensino montou estrutura especial no ginásio do local para recepcionar os aprovados sem aglomeração, mantendo o distanciamento social.

Além da distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e preparação especial de salas de aula, todos realizaram testes para detecção da doença antes de iniciar o curso. Houve ainda monitoramento constante ao longo de todo o período para acompanhar aqueles que apresentassem sintomas, com o devido afastamento preventivo, mas sem prejuízo a formação.

As turmas foram reduzidas para no máximo 20 alunos por sala e parte do conteúdo teórico foi ministrado na modalidade de Ensino à Distância. No total, o curso de formação tem 1.610 horas/aula, com disciplinas que compreendem desde o uso de arma de fogo, técnica de polícia ostensiva e inteligência policial, até previsões de Direito Penal e Constitucional, além de princípios de Ética e Cidadania, Direitos Humanos, Relações Humanos e Sociologia da Violência e da Criminalidade.

O primeiro colocado geral do curso foi o soldado Bruno Alfama Lopes, do polo de ensino de Rio Pardo. Com média final 9,885, ele recebeu das mãos do comandante do Comando de Policiamento do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis, a medalha Coronel Odilon. Cunhada em bronze e banhada em ouro, com a efígie do coronel Odilon Alves Chaves, a honraria é prevista ao primeiro colocado do curso de formação conforme o Decreto nº 40.300/2000.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais