Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Órgãos de segurança pública retomam operações integradas em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Nas primeiras operações, mais de 200 pessoas foram abordadas, uma foi presa por embriaguez e 55% dos veículos fiscalizados tinham alguma infração

Foto: IGP/Divulgação

As operações integradas entre os órgãos de segurança pública foram retomadas em Caxias do Sul. As primeiras ações da força-tarefa, em 2020, foram realizadas nas madrugadas da última sexta-feira (17) e no sábado (18), na Av. Assis Brasil, no bairro Jardelino Ramos, na Estação Férrea, no bairro São Pelegrino, e aiiinda nos bairro Sanvitto e Desvio Rizzo. Mais de 200 pessoas foram abordadas, uma foi presa por embriaguez e 55% dos veículos fiscalizados tinham alguma infração.

As ações realizadas na sexta e no sábado contaram com efetivos da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), Guarda Municipal (GM), Fiscalização de Trânsito, Secretaria do Urbanismo (SMU), Brigada Militar (BM) e Instituto Geral de Perícias (IGP). Além de drogas apreendidas, um bar foi interditado por apresentar irregularidades e uma máquina caça níquel.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Hernest Larrat dos Santos, essas operações tem como objetivo dar segurança ao cidadão, atuando na prevenção e na ação. O titular da pasta também destaca que as próximas operações contarão com reforço de outros órgãos de segurança. “Estamos tomando esse tipo de ação justamente para a comunidade caxiense. Agora vamos nos reforçar com a Polícia Civil, Polícia Federal, PRE e PRF para dar segurança ao cidadão. Além de trabalharmos na prevenção, trabalahmos também na ação”.

As primeiras operações do ano ocorreram em locais solicitados por moradores, em razão de perturbação do sossego público e estacionamentos proibidos. De acordo com o secretário, as próximas operações integradas se estenderão em diferentes horários e locais. “A gente tem recebido várias reclamações de perturbação do sossego e utilização de entorpecentes em áreas públicas. Com essas demandas, as operações não serão somente à noite. Elas não vão ter hora para atuar. A Secretaria de Urbanismo nos passa os relatórios e a gente faz a autuação desses locais, em operação conjunta, justamente para fazer a interferência da vulnerabilidade desses jovens que estão nesses locais”.

O secretário de Segurança Pública destaca também que, nos próximos dias, será retomado o Gabinete de Gestão Integrada (GGI). “Cada órgão tem a sua responsabilidade e a sua somatória nessas operações. A gente não vai conseguir caminhar sozinho. A partir dessa semana a gente reabre o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), num novo formato. Pode ser com os mesmos integrantes, mas num novo formato de atuação”.

O Gabinete de Gestão Integrada tem o objetivo de elaborar estratégias para a redução da violência e criminalidade; tornar mais ágil e eficaz a comunicação entre os órgãos que o integram; contribuir para a harmonização da atuação e integração operacional dos órgãos municipais, estaduais e federais de fiscalização; organizar e analisar dados estatísticos e realizar estudos sobre a violência e a criminalidade local; propor ações integradas de segurança pública, no nível municipal, e monitorar suas ações; interagir com os fóruns municipais e comunitários de segurança com o objetivo de constituir uma política municipal preventiva de segurança pública e contribuir para a reformulação e criação de leis e decretos municipais pertinentes aos assuntos relacionados à segurança pública.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais