Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Transbrasiliana: iniciada a elaboração do projeto técnico da rodovia

por Camila Agostini

Trecho entre Passo Fundo e Erechim constituem o único sem pavimentação da via

Prefeito Mario, primeira-dama Nadia Sandri Ceron e equipe de topografia Rudra Engenharia
Foto: Elaine Fontana

Nesta segunda-feira, 20/04, a empresa que venceu a licitação, Rudra  Engenharia Ltda, iniciou o trabalho para elaborar o projeto técnico de pavimentação da BR 153, conhecida como Transbrasiliana, no trecho que liga Passo Fundo a Erechim. A Transbrasiliana é a quarta maior rodovia do Brasil e se estende de Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, com mais de 4.200km. Os 68,4 km entre Passo Fundo e Erechim constituem o único trecho não pavimentado da via.

A conclusão dessa obra é uma demanda histórica da região, considerando que há municípios sem acesso asfáltico no trajeto, além da sua importância para o escoamento da produção agrícola e para a infraestrutura logística.

Para intensificar o trabalho de mobilização, em 2015, foi constituído, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), pelos Coredes Produção e Norte e pela URI, o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153. Desde então, foram organizadas diversas ações pautadas por essa temática visando à sensibilização das autoridades para a conclusão da pavimentação.

A reitora da UPF e presidente do Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destaca que esta é mais uma etapa vencida, acompanhada com entusiasmo por toda a comunidade: “Estamos celebrando o início deste trabalho que é fundamental para continuidade da obra. Nós sabemos que ainda temos algumas etapas pela frente, mas é um momento de agradecimento por toda essa luta histórica de 50 anos. 

O prefeito de Ipiranga do Sul, representante dos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Mário Luiz Ceron, também comemora: "É um momento fantástico. Gerações sonharam com essa obra e não conseguiram ver, mas agora estamos na condição que as gerações futuras poderão usufruir do que é necessário para se ter uma boa condição de desenvolvimento".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais