Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Caxias do Sul registra aumento de 14% no número de homicídios de janeiro a agosto de 2021

por Daniel Lucas Rodrigues

Dados são do CRPO/Serra, divulgados nesta semana. Confrontos, ocasionados por tráfico de drogas, impactaram no indicador

Foto: Soldado Rodrigo Ziebell/Divulgação

Caxias do Sul registrou um aumento no número de homicídios de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2020. Houve um crescimento de 14%, com 74 casos. Os indicadores apresentam que 67% já tinham passagem pela polícia e 12 foram mortos em confronto com a Brigada Militar (BM). Os índices foram apresentados pela Agência Regional de Inteligência do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra) nesta semana.

Para a Tua Rádio São Francisco, o major Wagner Carvalho, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, aponta que o tráfico de drogas foi a principal causa para o aumento deste dado. O crescente número de mortes é de usuários ou de vendedores dos entorpecentes. O aumento de confrontos entre forças de segurança e traficantes foi notado pelo CRPO/Serra. Ele afirma que há um trabalho para coibir o tráfico, mas que terá resultado em longo prazo. O major acredita que é necessário um envolvimento de todos os setores da sociedade, principalmente com investimentos na educação, a fim de evitar a entrada de menores para o crime. Há a preocupação, pois a corporação repara no ingresso do público jovem ao tráfico, que não passaram por um sistema educacional e social adequado. Em paralelo, a chegada das facções para Caxias influenciou no indicativo.

Os dados da instituição também apresentam redução em outros indicadores criminais. Roubo a pedestre caiu 30%, roubo de veículo diminuiu em 34% e roubo a estabelecimento comercial, financeiro e de ensino foi de 38%. Segundo o major, a integração entre os órgãos de segurança do Estado, por meio do programa RS Seguro, auxiliou nestes números. Durante as investigações, as corporações trocam informações, o que facilita a prisão de criminosos. O apoio da população, por meio de denúncias anônimas, e o trabalho de inteligência são responsáveis pela diminuição. Carvalho destaca o uso da tecnologia, essencial para a produção de provas, possibilitando uma rápida apuração policial.

O roubo a residência teve o melhor resultado, registrando uma redução de 60%. Carvalho explica que possuíam muitas quadrilhas especializadas na invasão de moradias, porém muitas estão cumprindo pena nos presídios do Estado e outros criminosos migraram para o tráfico de drogas por ser mais rentável.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais