Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Briga no pátio gera tensão no Presídio Estadual de Guaporé

por Marco Aurélio Santana

Agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), lotados no Presídio Estadual de Guaporé, juntamente com policiais do 4° Pelotão da Brigada Militar (BM), controlaram na tarde do domingo, dia 12 de maio, por volta das 14h15min, um princípio de rebelião no estabelecimento penal.A confusão entre apenados de duas celas do regime fechado começou, conforme informações extraoficiais, após um desentendimento sem motivo aparente. Parte dos presos jogava uma partida de futebol quando, um grupo avançou arremessando pedras contra os outros, que revidaram. Alguns utilizaram banquetas de plástico e colchões para se proteger dos objetos. Ao longo de vários minutos os apenados ficaram se ameaçando, mas não chegaram a entrar em vias de fato.

Agentes da Susepe e policias militares, muitos deles de folga e aproveitando as comemorações dos Dias da Mães com a família, foram acionados para controlar a situação. Em questão de minutos após a chegada, tudo estava solucionado e não havia mais nenhum tumulto. "Registramos uma pequena confusão entre os apenados durante o banho de sol, mas tudo sob controle. Uma agitação fora do normal e que rapidamente foi controlada pelos nossos agentes e pelos policiais militares. É bom esclarecer que não houve tentativa de fuga em nenhum momento", disse Marisete Michelon, diretora do Presídio Estadual de Guaporé.Familiares, amigos e moradores das proximidades vieram para a frente da casa prisional em busca de notícias sobre o tumulto. Por cerca de uma hora aguardaram o posicionamento oficial da direção.

O assistente social, Uilton de Cesaro foi designado e informou que um apenado havia ficado ferido. O rapaz, durante o corre corre e a tentativa de controle, foi atingido por um disparo de bala anti-motim na perna. Ele foi socorrido pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital Manoel Francisco Guerreiro. "Sabemos e compreendemos a preocupação dos familiares. Esperamos tudo acalmar para repassar as informações de forma clara e correta. Nosso assistente social explicou para as famílias que estavam no portão o que aconteceu", disse Marisete . Posteriormente, os agentes da Susepe realizaram os procedimentos necessários (colocação dos apenados do pátio para dentro das celas) para que a normalidade fosse restabelecida.

Presídio
No total, a casa prisional de Guaporé conta com 191 apenados, sendo 43 do anexo e o restante na área interna (fechados). São 179 homens e 12 mulheres cumprindo penas.

Fonte: Rádio Aurora

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais