Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Quartel da Zona Norte, em Caxias, pode reabrir com a formação de novos bombeiros

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Durante coletiva, o governador em exercício, delegado Ranolfo Vieira Júnior, afirmou que há uma turma em andamento e outra que inicia em novembro

Foto: Luis Chaves/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A vinda do governador em exercício, delegado Ranolfo Vieira Júnior, para Caxias do Sul trouxe um debate antigo: a reativação do Quartel de Bombeiros da Zona Norte. A discussão ganhou força novamente na Câmara de Vereadores durante os últimos dias, com a realização de uma audiência pública na segunda-feira (04). Após o término da reunião, foi confirmado um encontro com Júnior no dia 18 de outubro para discutir a pauta. Seria aproveitada uma agenda do deputado Neri, O Carteiro (Solidariedade), para tratar do tema.


Inaugurada em 2011, a unidade recebeu um investimento de R$ 550 mil para a abertura. O montante veio do orçamento da Prefeitura e do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). O prédio foi desativado no ano de 2016. A justificativa foi a falta de quadro de pessoal para manter o atendimento à população. O lugar sofre depredações desde então, como pichações e furto das instalações elétricas, hidráulicas e até do telhado. Conforme relatos, o lugar serve também como ponto de consumo de drogas. Desde 2017, a comunidade da Zona Norte de Caxias pede a reativação do local, uma vez que, segundo cálculos da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte, criada pelo Legislativo caxiense em janeiro deste ano, a região concentraria 30% dos sinistros. A Zona Norte abrigaria 100 mil pessoas de 32 bairros.


Conforme os dados repassados pela Frente, o ideal seriam 12 bombeiros para reativar o quartel. Durante coletiva, Ranolfo Vieira Júnior afirma que depende da formação de novos bombeiros para voltar a funcionar o espaço. Segundo ele, há uma turma de formação em andamento, que deverão estar aptos a atuar como bombeiro no mês de dezembro. E há um novo grupo ingressante em novembro. Júnior afirma que há tratativas entre o Governo do Estado e o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RS) para discutir a pauta. Estes novos militares podem ser alocados para o quartel da Zona Norte. 


Além da vinda de novos bombeiros, o quartel necessitaria de uma reforma. Seriam necessários R$ 3 milhões para reestruturação. Durante a audiência pública, os vereadores disseram que deputados estaduais prometeram todo o recurso para as obras, por meio de emendas parlamentares. O encontro no dia 18 de outubro também vai servir para falar sobre essas verbas.


O debate da reativação do Quartel de Bombeiros da Zona Norte voltou neste ano, devido a um incêndio que atingiu cerca de quatro residências na Vila Sapo, no bairro Serrano, no mês de junho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais