Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Notícias da Hora
09:05:00
 
 

Brigada Militar intensifica fiscalização contra pesca predatória no interior do RS

por Eduardo Cerri

Rios Uruguai, da Várzea e Barragem de Ernestina foram alguns dos locais fiscalizados

O 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (3º BPAmb) deflagrou, nesta quinta-feira (02/04), uma operação de fiscalização intensiva em rios e barragens do interior do Rio Grande do Sul. A iniciativa visa combater a pesca predatória durante a Semana Santa, período marcado pelo aumento expressivo no consumo de pescado devido às tradições religiosas, o que eleva a pressão sobre os ecossistemas aquáticos e exige vigilância redobrada dos órgãos ambientais.

As ações concentraram-se em pontos estratégicos, como os rios Uruguai e da Várzea, na região de Iraí, onde os policiais apreenderam cerca de 1.500 metros de redes de pesca e dispositivos irregulares conhecidos como "boias-loucas". Simultaneamente, na Barragem de Ernestina, em Nicolau Vergueiro, a equipe removeu 250 metros de redes e 37 "esperas" instaladas ilegalmente. Durante as vistorias, diversos espécimes de peixes que estavam presos aos petrechos foram resgatados e devolvidos ao seu habitat natural.

Apesar das apreensões, os responsáveis pelos materiais não foram localizados. Todo o equipamento recolhido será destinado ao descarte ambiental adequado, conforme prevê a legislação vigente. A Brigada Militar reforça o alerta para que a população adquira pescados apenas em estabelecimentos autorizados que comprovem a procedência legal do produto, garantindo a preservação da fauna e a segurança alimentar da comunidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais