Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Prorrogado prazo para implantação de placas padrão Mercosul em veículos

por Camila Agostini

No Rio Grande do Sul, prao final será 17/12

Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou, nesta sexta-feira 30/11, a prorrogação do prazo para as placas padrão Mercosul, que estavam previstas para entrar em vigor neste sábado, 1º/12. A nova data será escalonada nos estados brasileiros, variando de 3 a 31/12. No RS, o prazo final é no dia 17 de dezembro.

A medida atende aos pedidos dos Detrans, tendo em vista o baixo número de empresas aptas para confeccionar as placas e a falta de capilaridade para atender a todas as regiões. O Rio Grande do Sul possui duas empresas cadastradas para fabricar as chapas-base e 84 para estampar. No entanto, nem todas essas empresas concluíram o processo de cadastramento junto ao Denatran.

A mudança do modelo das placas para unificar os veículos do Mercosul está prevista em regramento federal do Contran. A placa será trocada somente nos veículos novos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas, por perda, por exemplo. Os demais não terão data limite para se adaptar, poderão circular normalmente com a placa atual.

Ascom DetranRS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais