Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Melanoma do técnico Vanderlei Luxemburgo reascende importância da prevenção ao câncer de pele

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Médica faz alerta e antecipa dicas da campanha Dezembro Laranja

Foto: Divulgação

Recentemente o técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo, foi diagnosticado com um câncer de pele, depois de uma biópsia em três pintas no nariz, sendo uma delas maligna, do tipo melanoma. Com a aproximação do verão, o ‘Dezembro Laranja’ visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico desse tipo de tumor.
 
No Brasil, o câncer de pele é o mais comum, representando mais de 90% dos casos de câncer. Estima-se que, somente em 2019, serão diagnosticados cerca de 85.170 novos casos em homens e 80.410, em mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse tumor está ligado à exposição crônica ao Sol e a câmeras de bronzeamento artificial, especialmente em pessoas com mais de 50 anos, de pele e olhos claros.
 
A médica Johanna Wagner Poti Sales, dermato-patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), entidade que congrega médicos especialistas no diagnóstico de doenças como o câncer, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática na última terça-feira. Confira na íntegra.
 

 

A saber: Conforme o INCA, o câncer melanoma, um dos que afetou o técnico Luxemburgo, representa apenas 3% dos tumores na pele, sendo o tipo mais grave da doença. Enquanto o não melanoma corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Esse tipo de câncer é o que mais atinge as mulheres em todas as regiões do país. Nos homens, é o mais incidente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. E, no Nordeste e Norte, continua em uma posição alta, encontrando-se no segundo lugar entre os mais recorrentes.
 
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais