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Central telefônica para agendamento de consultas nas UBSs, em Caxias, começa a funcionar na terça-feira (01/08)

por Daniel Lucas Rodrigues

Seis unidades participam da primeira etapa da iniciativa

Foto: Daniela Xu/Divulgação

A operação da nova central telefônica de agendamento de consultas inicia na próxima terça-feira (01/08), em Caxias do Sul. Chamade de Agenda+UBS, a iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) procura facilitar o acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e evitar a formação de filas para marcação de consultas.

A central vai iniciar ofertando agendamento por WhatsApp e por telefone para usuários de seis UBSs: Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado e Rio Branco. O serviço será ampliado para as demais UBSs do Município gradativamente. A previsão é de que a central de agendamentos passe a concentrar os agendamentos de todas UBSs até o final do ano.

Os agendamentos pela central serão destinados a pacientes de 13 anos de idade ou mais, nos mesmos casos em que esses usuários já procuravam as UBSs para marcar consulta e não para atendimento médico no dia (caso de alguma situação de saúde surgida no dia, como dor de garganta, dor de estômago, mal-estar ou outros). Ou seja, o Agenda+UBS servirá para que os pacientes deixem de ir até a UBS enfrentar fila para marcar consulta. O atendimento aos casos clínicos leves para queixas do dia (não urgentes, que são atendidas nas UPAs), seguirá sendo diretamente nas UBSs, sem agendamento prévio.

A Secretaria Municipal da Saúde incentiva que os agendamentos ocorram prioritariamente pelo WhatsApp disponibilizado exclusivamente para o Agenda+UBS (54 - 99916-0580), por mensagem de texto. Para os usuários que preferirem ligação telefônica, duas linhas exclusivas funcionarão para essa finalidade: (54) 3290-4485 e 3290-4486. 

A central vai operar de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Para agendar consulta será obrigatório informar nome completo e CPF. O atendente fará a conferência dos dados do Cartão SUS, que precisa ser de Caxias do Sul.

Com o início da operação da central telefônica Agenda+UBS, fica desativado o agendamento de consultas por meio do site da Prefeitura. Assim os agendamentos passam a ficar concentrados em um único canal.

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