Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Vila Maria realiza campanha de doação de sangue neste sábado

por Ana Lúcia Jacomini

Em torno de 150 pessoas se cadastraram para fazer a doação

Foto: Divulgação Assessoria de imprensa prefeitura de Vila Maria

Neste sábado, 28/04, o ônibus do Hemopasso - Hemocentro Regional - está em frente ao Posto de Saúde de Vila Maria para realização da coleta de sangue. A ação, que faz parte da programação de aniversário do município, será das 8h às 11h e das 13h as 16h.

A coordenadora do Posto de Saúde, Natália Betto, frisa que a ação é importante para auxliar pessoas portadores de hemofilia, leucemia e anemias, bem como outras situações que necessitem de transfusão. Na última edição da campanha, foram mais de 130 pessoas que participaram, destas, 102 bolsas de sangue foram levadas ao Hemopasso.

Em torno de 150 pessoas se cadastraram previamente e agendaram o horário da coleta. Neste sábado, o doador deverá portar consigo documento original com foto recente, que permita a identificação. Cada voluntário irá receber um código de cadastro e em seguida, será feita uma verificação do sangue. Com esse procedimento, pode-se saber se ele possui nível de hemoglobina suficiente para doar sangue. Posteriormente, enfermeiras irão fazer uma triagem clínica com cada doador, para poder efetivar a doação. Passado esse procedimento e estando tudo dentro da normalidade, acontece a coleta de 450 ml de sangue.

Ao final, o doador receberá um lanche e um suco, que deverão ser consumidos na sala de lanches no próprio local da coleta. Além disso, após a doação deve-se ter alguns cuidados, como: manter o curativo no local da aplicação da agulha pelo menos quatro horas; não ingerir bebidas alcoólicas ou fumar nas duas horas após a doação e evitar esforço físico, além de beber bastante liquido.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais