Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Aumento de casos e internações por Covid-19 faz Prefeitura de Caxias do Sul abrir mais 8 leitos de UTI

por Isadora Helena Martins

Nesta quinta feira, o município bateu recorde de casos ativos com 2.163 notificações

Foto: Divulgação / Andréia Copini

O avanço rápido da propagação do coronavírus observado nas últimas semanas em Caxias do Sul fez a prefeitura voltar a abrir novos leitos de UTI. Na manhã desta quinta-feira (26) mais 8 leitos adultos foram disponibilizados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral.

Os leitos serão custeados pelo Município até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. Cada leito tem um custo diário de R$ 4 mil. Segundo a prefeitura, o aumento está relacionado à falta de insumos, equipamentos e equipe médica, problemas enfrentados à nível nacional. Os leitos já constam no painel de monitoramento da Covid-19 e já estão disponíveis para internações. 

Caxias do Sul tem registrado um aumento expressivo de casos positivos nas últimas semanas. Nesta quinta-feira, o município bateu o recorde de casos ativos notificados, chegando a 2.163 pessoas com o vírus até às 15h30. No último dia 20 de novembro, data em que foi registrado o maior pico, eram 2.149 casos ativos da doença notificados. As internações hospitalares também aumentaram. Em julho, os 158 leitos de UTI, tanto SUS como privado, tiveram ocupação de 74,98%. Até a data de hoje, novembro já registra novo recorde com 86,08% de ocupação dos leitos.

O secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, atribui o aumento dos casos positivos a dois fatores: aumento no número de testes e relaxamento das regras de prevenção por parte da sociedade. Em julho, pelo SUS, foram coletados 997 amostras para diagnóstico da doença pelo método RT-PCR. Em novembro, até esta quarta-feira (25), foram 3.194 coletas, um aumento de 320%. 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais