Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Hospital Virvi Ramos, em Caxias, conquista Prêmio de Melhores Práticas na Medicina

por Pablo Ribeiro

Instituição ficou com o 1º lugar na categoria Setor Público, em premiação promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul

Foto: Ben Hur Castoldi/Divulgação

O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, recebeu, na última semana, o Prêmio de Melhores Práticas na Medicina, promovido pela AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul). A instituição ficou com o 1º lugar na categoria Setor Público, com o Projeto ‘Visita clínica no cenário de vulnerabilidade social em hospital público de Caxias do Sul’, liderado pela médica Viviane Buffon, que recebeu o prêmio em solenidade realizada em Porto Alegre.

O projeto vencedor do Hospital Virvi Ramos consiste em visitas à beira leito para pacientes selecionados pela equipe médica e multiprofissional que apresentem demandas não apenas biológicas, mas também sociais e psicológicas, especialmente na Unidade de Internação Clínica do Sistema Único de Saúde do Virvi Ramos (setores 200 e 400). As visitas são semanais e acontecem nas terças e quintas-feiras pela manhã (10h) e quartas-feiras à tarde (16h).

O objetivo principal institucional é fazer o levantamento das necessidades dos pacientes vinculadas a multidimensionalidade humana (biológica, social, espiritual e psicológica) e elaborar um plano terapêutico focado na desospitalização, permitindo que o paciente tenha atenção no seu cuidado de forma linear, incluindo o ambiente extra-hospitalar.

A visita clínica guiada para atender o paciente do Sistema Único de Saúde em situação de vulnerabilidade, principalmente a social, tem como objetivos prestar um atendimento focado nas necessidades reais dos pacientes, associado ao contexto comunitário prevalente em nossa região; promover a prática de segurança ao paciente, reduzindo riscos assistenciais; incentivar o diálogo entre equipes e binômio pacientefamília; fortalecer a cultura institucional focada no atenção global do paciente com alinha de cuidado mais fortalecida para a alta hospitalar, evitando dessa forma também as reinternações e promovendo melhor controle das descompensações clínicas.

A médica Viviane Buffon, que coordena o Setor SUS dentro do Hospital Virvi Ramos e liderou a equipe envolvida no projeto vitorioso, destaca o engajamento da equipe e o respaldo institucional como fundamentais para a conquista do prêmio: “Esse prêmio é uma conquista de toda equipe do Setor SUS do Hospital Virvi Ramos, que esteve muito dedicada e envolvida com o projeto. E, claro, da nossa diretoria, que tem como prática diária incentivar e apoiar projetos que visam o bem-estar do paciente e consequentemente, a melhoria de indicadores internos da instituição.”

Durante um ano, o projeto registrou 2.038 internações em leitos SUS no Hospital Virvi Ramos. Deste total, 719 pacientes foram acompanhados pelo projeto, sendo 448 atendimentos da Assistência Social e 271 atendimentos da Psicologia da instituição, totalizando um percentual de 35,27% de pacientes. Observou-se que a implantação do Safety Huddles (Reuniões de segurança) fez com que diminuísse a média de permanência e as reinternações. Antes da implantação do projeto, a média de permanência era de 6,79 dias. No último ano, após o início das visitas clínicas guiadas, a média caiu para 6,26 dias, assim como as reinternações, que saíram de 0,9% para dois meses consecutivos a 0,00%.

 

Sobre o Prêmio

O Prêmio Melhores Práticas em Medicina foi criado pela AMRIGS em 2021 e tem o propósito de destacar contribuições significativas que estão transformando a Medicina e aprimorando a qualidade dos cuidados de saúde em todo o Brasil. Os vencedores nas diversas categorias recebem troféus e certificados digitais, enquanto os destaques nas categorias Profissional – Pessoa Física (PF), Acadêmico e Terceiro Setor também são agraciados com prêmios em dinheiro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais