Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Com meta de vacinação baixa, Caxias fecha parceria para ofertar doses da Covid-19 em farmácias e cria o Vacimóvel

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Informação foi disponibilizada pela pasta da Saúde nesta quinta-feira (25/11), durante entrevista coletiva no Salão Nobre da sede da Prefeitura

Foto: Rodrigo Fischer/Tua Rádio São Francisco

A meta de vacinação contra a Covid-19 está baixa, em Caxias do Sul. A cidade tem 76% da população imunizada, mas o índice é considerado baixo em comparação com municípios do mesmo porte, como Porto Alegre e Santa Maria. As informações foram repassadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (25/11), no Salão Nobre da sede da Prefeitura. Os números são baseados nos dados da saúde do Governo do Estado.

Além desses números, é reforçado que a procura pelas doses está baixa, mesmo com a campanha de vacinação feita pela SMS. Cerca de 20 mil pessoas precisariam tomar pelo menos a primeira dose. Isso faria a população caxiense chegar a 90% de imunizados, passando os 85% necessários para frear a disseminação do vírus. Por isso, a pasta trabalha numa série de ações, a fim de imunizar o público restante. Uma delas foi revelada pela titular da SMS, Daniele Meneguzzi, presente na coletiva. Está sendo fechada parceria com duas redes de farmácias de Caxias, para ampliar a gama de locais de imunização. A iniciativa entraria em funcionamento num prazo de até 45 dias, uma vez que os funcionários das unidades necessitam passar por uma capacitação, além das questões da forma de contrato. A duração do acordo seria de 90 dias.

Ela conta que o motivo dessa cooperação seria o final da parceria com SESI Caxias. O contrato finalizaria no dia 15 de dezembro e, por conta do final do ano, muitos colaboradores entram em férias e as unidades móveis, utilizadas nos pontos parceiros, necessitam passar por manutenção. De acordo com Daniele, as farmácias escolhidas vão precisar ter uma sala de vacinação. Haverá uma reunião na próxima semana com as redes farmacêuticas para tratar sobre o tema. O que fez a SMS retomar essas parcerias é o grande número de imunizados nos locais, perto de 43 mil pessoas até o momento.

A pasta ainda alertou que a meta de vacinação está baixa devido à pequena adesão de dois públicos: crianças e adolescentes e comunidades em vulnerabilidade social. Dessa forma, a pasta também vai instituir o Vacimóvel no munícipio. O projeto constitui em uma unidade móvel da SMS, possivelmente uma ambulância, passando nos bairros carentes e com poucos vacinados. O veículo vai oferecer as doses da Covid-19. Terá uma viatura da Guarda Municipal (GM) passando para incentivar a imunização. Daniele conta mais sobre a ação. Segundo ela, as regiões estão em monitoramento e há a expectativa de início é  para a próxima segunda-feira (29/11).

A 37ª Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri, também será um ponto de vacinação.

Além da secretária da SMS, estavam na coletiva de imprensa o prefeito Adiló Didomenico, e a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais