Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Frigorífico é interditado em Passo Fundo

por Camila Agostini

Primeiras informações mostram que pelo menos 19 trabalhadores testaram positivos para o novo coronavírus

Foto: Divulgação

A unidade do frigorífico da JBS de Passo Fundo foi interditada nesta sexta-feira, 24/04. No Termo de Interdição, emitido pelo Ministério da Economia, auditora fiscal argumenta que ordem está fundamentada na decisão proferida pela 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. O motivo, de acordo com o documento, é a constatação de grave situação e iminente risco descrita em relatório técnico anexado ao termo, por conta de um possível foco de contágio por novo coronavírus dentro da empresa. A unidade da JBS em Passo Fundo tem cerca de 2.600 trabalhadores.

O fato foi, inclusive, abordado em live realizada pelo governador Eduardo Leite, ainda na quinta-feira, 23/04. Na data, o Conselho Municipal de Saúde de Passo Fundo emitiu nota em que pedia a interdição da empresa.

O Termo de Interdição diz que durante a paralisação dos serviços, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício. É facultado ao empregador recorrer da interdição imposta, no prazo de dez dias. O empregador poderá requerer a suspensão da interdição, após adoção das medidas de proteção da segurança e saúde no trabalho indicadas no Relatório Técnico apresentado.

Através de nota enviada a imprensa, a JBS se manifestou sobre a interdição:

“A JBS tem adotado todas as medidas para garantir a máxima segurança e prevenção de cada um dos colaboradores das suas fábricas, centrais de distribuição e escritórios. Incluem-se nessas medidas: desinfecção diária e periódica das instalações, medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade, afastamento de pessoas do grupo de risco, inclusão de novos EPIs como máscaras acrílicas, obrigatoriedade do uso de máscaras para 100% dos colaboradores incluindo a área administrativa, medidas de distanciamento social, vacinação contra gripe H1N1, entre outras ações.

A Companhia esclarece ainda que adota protocolos detalhados e específicos e, no caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19, é prestado imediato atendimento com total apoio a ele e seus familiares até seu pronto restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador estará afastado de suas atividades e com acompanhamento integral. Além disso, a empresa inclui como procedimento-padrão a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha em caráter adicional.

A proteção dos seus colaboradores tem sido o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. Continuaremos pautados por esse princípio e confiamos em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente.”

Com informações de Diário da Manhã e Rádio Uirapuru / Passo Fundo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais