Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Campanha de Arrecadação de Equipamentos de Proteção é realizada pelo HCR

por Ana Lúcia Jacomini

Ítens são necessários para que o trabalho da casa de saúde seja realizado, e está em falta no mercado

Tendo em vista a falta de Equipamentos de Proteção Individual)  - EPI, no mercado, neste período da exposição a riscos de contágio pelo Covid-19, especialmente dos profissionais da saúde, o Hospital Cristo Redentor realiza campanha de arrecadação direcionada à empresas, profissionais da área da saúde e comunidade em geral. Alguns itens necessários para que o trabalho seja realizado de forma eficiente estão sendo arrecadados: óculos de proteção, protetor facial, gorros, máscaras cirúrgicas (N95 ou PFF2), luvas de procedimentos e aventais descartáveis.

Desde a data de lançamento da campanha, a instituição teve uma resposta positiva por parte da comunidade que se sensibilizou com a situação. Empresários e pessoas em geral tem entrado em contato através das redes sociais e também do telefone fixo do HCR, garantindo a doação de alguns itens. Segundo o diretor do HCR, Marcelo Borghetti, o auxílio das pessoas neste momento é fundamental para que o hospital consiga manter suas atividades emergenciais de forma adequada. As doações podem ser deixadas nas recepções do HCR. As  pessoas que gostariam de doar mas pertencem a algum grupo de risco ou não conseguem trazer até ao HCR, devem contatar o whatsapp (54) 99928-5692. Através deste número poderá ser combinado a melhor forma de entrega.

“Nossas recepções foram orientadas e são postos de coleta destes materiais. Nós buscamos aqui em âmbito hospitalar, medidas efetivas de enfrentamento desta pandemia na qual não se visualiza claramente o cenário futuro”, explica Borghetti. Todos os profissionais da saúde da instituição estão trabalhando seguindo as orientações da comissão do COE - Centro de Operações de Emergência Covid-19 de Marau, em consonância com o Plano de Contingência que passa constantemente por atualizações, conforme evolução de casos.

ATENDIMENTOS EMERGÊNCIA

O Pronto Atendimento do HCR segue orientações do Plano de Contingência. O setor atende com guichê externo a fim de evitar aglomeração e exposição desnecessária de pacientes e colaboradores. De acordo com a diretoria da instituição, a comunidade tem se mostrado solícita às orientações, procurando a urgência e emergência somente em casos extremamente necessários.  

De acordo com o médico Guilherme Garcia Vieira, cirurgião e diretor técnico no Hospital Cristo Redentor, neste momento o Estado do Rio Grande do Sul ingressa no nível 2 de estratégias de vigilância e controle da pandemia.  Nesta fase são alterados os procedimentos para a vigilância de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e para vigilância de Síndrome Gripal.

Neste cenário, segundo ele, há uma ampliação no Plano de Contingência para rastreamento, além do Covid-19, de outras doenças respiratórias que podem cursar com gravidade.  O profissional explica ainda, que não há até o momento um parecer de quando os testes rápidos para Covid-19 estarão disponíveis para uso, mas que estes serão aplicados somente em pacientes internados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais