Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pesquisa sobre saúde mental dos profissionais da saúde de Caxias do Sul necessita de colaboração de voluntários

por Isadora Helena Martins

Podem participar trabalhadores da área da saúde de qualquer setor. Questionário é distribuído de forma online pelo Sindiserv e pelo Sindisaúde.

Foto: Divulgação

Com objetivo de fazer um mapeamento sobre a saúde mental dos trabalhadores da saúde de Caxias do Sul em meio à pandemia, o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), em parceria com o Sindiserv e o Sindisaúde, lançou há pouco mais de um mês uma pesquisa.

O questionário está disponível para trabalhadores da saúde de forma virtual desde o dia 18 de agosto, porém, até o momento apenas 15% da meta de respostas foi alcançada. O intuito é coletar informações de 500 voluntários.  

Durante entrevista à Tua Rádio São Francisco, a pesquisadora e uma das coordenadoras do estudo, Cássia Ferrazza Alves, explicou a importância de se obter o número de respostas definido. “A gente precisa desse número amostral para que ele possa corresponder a essa realidade da população. Diante do número total de profissionais da saúde a gente fez um cálculo amostral e chegamos à necessidade de ter de 400 a 500 participantes. É importante que tenha esse mínimo de participantes para refletir a realidade do todo”, salientou.

O questionário está sendo distribuído de forma online pelos sindicatos parceiros. Podem participar profissionais da área da saúde de qualquer setor, que atuem em Caxias do Sul. A pesquisa passou pela aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da instituição e garante a integridade e sigilo dos dados. Para responder o questionário o participante não precisa se identificar e o ato leva cerca de 20 minutos.

Conforme Cássia, os resultados da pesquisa podem gerar ações em prol da saúde dos trabalhadores da área. “A pesquisa é importante pra gente poder pensar, a partir do que os profissionais estão vivenciando, estratégias de intervenção, estratégias voltadas para a saúde do trabalhador, uma vez que ela é uma parceria com os próprios sindicatos. Mas, também amplia-se pra gente poder pensar, enquanto instituições, a promoção de Recursos Humanos e em subsídios para a saúde do trabalhador”. Ouça a entrevista completa AQUI.

Além da etapa da aplicação do questionário e pesquisa pretende realizar entrevistas online com voluntários para fazer uma análise qualitativa. O objetivo é que a pesquisa seja concluída em dezembro deste ano.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais