Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Feirante de Boa Vista do Sul contraiu dengue entre Bento, Garibaldi e Carlos Barbosa

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

De acordo com o prefeito de Boa Vista do Sul foi feita uma varredura no município, mas não foi localizado nenhum foco do mosquito

Foto: Divulgação

Um morador de Boa Vista do Sul e que faz praça na Serra Gaúcha é o primeiro caso de dengue autóctone da Serra Gaúcha, ou seja, quando a transmissão do vírus acontece dentro da própria cidade ou território.
De acordo com o prefeito de Boa Vista do Sul, Aloísio Rissi, foi feito uma varredura entre a comunidade de São Luiz de Castro, em que o produtor mora, e a sede do município, mas não foi localizado foco do mosquito no município.

No entanto, o produtor que contraiu dengue, mas que já está recuperado e passa bem, relatou que nos 15 dias anteriores a manifestação dos sintomas da dengue, ele  não saiu da Serra Gaúcha.

Ele informou que o seu trajeto para fazer a praça de hortifrutigranjeiros inicia na comunidade de Boa Vista do Sul, seguindo para Garibaldi, Carlos  Barbosa e Bento Gonçalves.

Além de fazer um mapeamento na área de Boa Vista do Sul, como forma de prevenção, todas as escolas do município foram visitadas, a Escola Duque de Caxias reuniu pais de alunos para dirimir dúvidas sobre a dengue, prevenção e contágio, bem como foi realizado um encontro para a comunidade na Câmara de Vereadores.

Como  Boa Vista do Sul possui diversos depósitos de frutas e verduras e que recebem caminhoneiros de diversos locais, o prefeito solicita que a população reforce  o cuidado de prevenção, evitando acúmulo de água. Devem ser monitoradas principalmente as lonas que cobrem os caminhões, plásticos e outros recipientes que podem reter água.

A 5º Coordenadoria Regional de Saúde, que atende os 49 municípios da Serra, informa que dos quatro casos de dengue confirmados,  dois foram verificados em Bento Gonçalves, um de Garibaldi, um em Carlos Barbosa e um em Boa Vista do Sul. Somente o de Boa Vista do Sul é autóctone. Nos demais casos, a dengue foi contraída a doença fora do Rio Grande do Sul. Segundo os dados da Coordenadoria, o paciente de Boa Vista do Sul provavelmente contraiu a doença em Bento Gonçalves, apesar de fazer praça em outros dois municípios que estão infectados com o mosquito.

As principais medidas que toda a população pode tomar para prevenir o surgimento da dengue são as seguintes: cobrir pneus velhos, colocar areia grossa nos pratos de vasos de plantas, virar de boca para baixo as garrafas vazias, tampar a caixa d’água e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água parada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais