Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Saúde esclarece dúvidas sobre atendimento a pacientes com sintomas respiratórios

Baixar Áudio por Camila Agostini

Atendimento segue protocolo do Ministério da Saúde

Foto: facebook.com/tuaradioalvorada

Após relatos compartilhados por pessoas com sintomas respiratórios que recorreram ao atendimento na rede de saúde pública, a secretaria de Saúde de Marau procurou a reportagem da Tua Rádio Alvorada para esclarecimentos. Conforme explica Fernanda Garbin, enfermeira da Secretaria de Saúde e integrante do COE – Centro de Operações Emergenciais Covid-19 Marau, o atendimento na rede pública segue padrão protocolar do Ministério da Saúde. A Covid-19, diz a enfermeira, é causada por vírus de circulação comunitária e desde o início da pandemia, quem apresenta sintomas de síndrome gripal é tratado como caso positivo em situação clínica epidemiológica.

A conduta, explica Fernanda, para todo paciente, com ou sem febre, será afastá-lo para isolamento domiciliar durante 14 dias, assim como todos os que residem no domicílio. Diante quaisquer sinais de agravamento, a pessoa recebe suporte de atendimento mais avançado. “Em casos em que a febre retorna após o sétimo dia de sintomas, por exemplo, pode mostrar que há evolução para um quadro pulmonar mais graves e, nestas condições, devem retornam para uma segunda avaliação”, ressalta Fernanda. A enfermeira destaca, ainda, que a aplicação do teste rápido só é feita, conforme protocolo do Ministério da Saúde, após o 10º dia de sintomas. O PCR, o Ministério só oferece para profissionais da saúde e segurança pública e pacientes hospitalizados entre o terceiro e o quinto dia de sintomas.

Para os sintomáticos, a orientação da Saúde é pelo contato inicial através do número 156 para orientações e agendamento de consulta. São sintomas mais recorrentes, tosse, dor no corpo, febre, dor de garganta, coriza e outros indicativos de que a pessoa possa estar com qualquer tipo de gripe.

A entrevista na íntegra você acompanha no layer de áudio ou na página da Tua Rádio Alvorada no Facebook.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais