Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Exercício físico e uso de máscara: recomendações e cuidados

Baixar Áudio por Camila Agostini

Educador Físico diz que máscara deve ser usada, mas orienta sobre a utilização correta

Foto: Divulgação

A prática de exercício é extremamente recomendada para o bem-estar físico e mental das pessoas. Isso ninguém contesta. Mas com a covid-19, o isolamento e os perigos da contaminação mudaram a rotina, também, dos que não abrem mão de colocar o corpo em movimento.

Mas para quem não se habituou aos treinos caseiros, o uso de máscara durante a atividade, é obrigatório. Mesmo em ambientes ao ar livre. Como em qualquer outra situação, neste contexto também existem precauções a serem seguidas para evitar uma possível contaminação pelo novo coronavírus.

Nossa reportagem conversou com o educador físico Benhur Soares. A máscara, diz ele, é um elemento restritivo e não obstrutivo. Por isso, o professor explica, o equipamento de proteção pode, momentaneamente, restringir a troca gasosa e não bloquear. “O oxigênio não deixa de entrar. Mas, claro, você vai gerar um déficit de oxigênio maior e uma necessidade corporal maior para receber o ar e, assim, o que pode haver é um desconforto e um atenuamento no desempenho’, ressaltou Benhur.

O que precisa ficar claro, conforme explica o professor, é que os protocolo de exercícios prescritos antes da pandemia devem ter sido, obrigatoriamente, alterados.  

Leva tempo pra se adaptar ao uso da máscara durante o período em que já se gasta energia pelo movimento. Além da adaptação, escolher a máscara mais adequada e administrar as reações do corpo para que o rendimento se reequilibre são recomendações a serem observadas até que seja possível dar uma sequência natural às atividades, como destaca o educador físico. “O suor em demasia compromete o potencial de ação da máscara no exercício. Então é possível que a pessoa tenha que trocar, substituir a máscara ao longo da prática”, destaca o professor. A entrevista completa você acompanha no player de áudio ou na página da Tua Rádio Alvorada no Facebook.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais